A UBI foi palco, durante a passada semana, do primeiro congresso internacional organizado pela AFFEN
Congresso Internacional na UBI
Filósofos do mundo debatem problemas da actualidade

Vários investigadores académicos nacionais e estrangeiros reuniram-se na UBI no 1º Congresso da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica (AFFEN). O encontro contou com a presença de participantes de todas as universidades portuguesas com cursos de Filosofia.


Por Catarina Rodrigues


"Um sucesso", foi com estas palavras que José Manuel Santos definiu o 1º Congresso da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica realizado nos dias 17 e 18 de Outubro. Segundo o presidente da AFFEN, "estiveram presentes conferencistas de todas as universidades portuguesas com cursos de Filosofia". Participaram também no evento investigadores académicos da Alemanha, Espanha e Bélgica.
O Congresso "Fenomenologia Hoje" consistiu numa reflexão sobre a actualidade da experiência no mundo contemporâneo. Para além de se tratar do tema da fenomenologia, que é uma corrente filosófica, surgiram nos debates preocupações com a cultura moderna. "Daí que para além do público da filosofia tenham participado no Congresso alunos e professores de comunicação", explica José Manuel Santos. A partir da reflexão fenomenológica foram abordados temas como o racismo, os direitos dos animais e vários problemas éticos.
Klaus Held da Universidade de Wuppertal, Cesar Moreno da Universidade de Sevilha, Rui Sampaio e Silva da Universidade dos Açores e Tito Cardoso e Cunha da Universidade Nova de Lisboa, foram alguns dos conferencistas convidados. Da UBI participaram José Manuel Santos, Rui Bertrand Romão, Joaquim Paulo Serra, António Fidalgo e André Barata. Os trabalhos repartiram-se por várias secções que decorreram ao longo dos dois dias.
Husserl, Heidegger, Merleau-Ponty, Ricoeur e Gadamer foram alguns dos nomes ouvidos nas comunicações apresentadas.
Em 2002 já se realizaram na UBI duas jornadas de Filosofia. Nos dias 24 e 25 de Maio discutiu-se "O Pensamento Político de Carl Schmith" e nos dias 27 e 28 de Setembro foi debatido o "Cepticismo e Montaigne". Segundo José Manuel Santos "um Congresso como este da AFFEN não se pode realizar todos os meses". A ideia para a sua realização surgiu há cerca de um ano. Com a morte de João Paisana, presidente da AFFEN na altura, José Manuel Santos assumiu a presidência da associação. Por razões práticas o congresso realizou-se na UBI, local onde o presidente lecciona. A Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica é uma sociedade científica fundada a 25 de Novembro de 2000. O facto de não existir até então nenhuma associação do género foi um impulso para a sua implantação. Fomentar a investigação na área da fenomenologia continua ser o principal objectivo da associação.