NINF apresenta aplicações WEB
Votação On-Line é projecto pioneiro

O Núcleo de Informática deu a conhecer os projectos desenvolvidos ao longo do ano lectivo anterior. O destaque vai para o sistema de Votação On-Line, mas o futuro reserva algumas novidades.

Por Catarina Rodrigues


A Votação On-Line é um projecto do Núcleo de Informática que será o primeiro órgão em Portugal cujos corpos sociais serão eleitos através da Internet. O presidente do NINF, Nuno Garcia, apresentou na quarta-feira, 16, um conjunto de aplicações WEB que foram desenvolvidas no ano lectivo 2001/2002 pelos alunos do 4º ano de Matemática/Informática e pelos membros do NINF.
Este projecto é, segundo Nuno Garcia, "o mais arrojado". O objectivo desta nova ferramenta informática é diminuir a abstenção, facilitar o sistema de votação, seduzir os eleitores para as novas tecnologias e diminuir o tempo de contagem de votos.
Para que este projecto possa ser concretizado, o Núcleo de Informática teve de alterar os seus Estatutos numa Assembleia Geral realizada em Março de 2002. As eleições para os Órgãos Sociais serão no próximo mês de Dezembro. Nuno Garcia garante que "nessa altura o sistema estará a funcionar".
Na conferência realizada no âmbito do Ciclo de Palestras do Departamento de Informática da UBI, o NINF lembrou ainda a importância do jornal on-line que existe desde Janeiro deste ano. Com mais de cinco mil visitas e vários artigos publicados por alunos e professores, o "NINForma é um ponto de encontro entre todos os alunos de Matemática/Informática e Engenharia Informática", salienta o presidente do núcleo.
Projectos e Estágios e a Biblioteca Virtual são outras das aplicações desenvolvidas pelo NINF. No futuro está previsto reformular o jornal on-line e desenvolver a ferramenta de Gestão e Formação.
O Ciclo de Palestras do Departamento de Informática que teve início a 25 de Setembro e vai continuar. Todas as quartas-feiras às 14h30 é realizada uma conferência e o calendário está preenchido até 12 de Dezembro. A próxima terá como tema "Objectos estratificados" e o orador será Abel Gomes.