Inserido na Art'Ubi
Música electrónica dá voz a Eisenstein

"O couraçado de Potemkine", de Sergei Eisenstein ao som de música electrónica foi uma das propostas apresentadas na Mostra de Artes da UBI.

Por Margarida Catrola


Na passada quarta feira, o programa do Art'Ubi (Mostra de Artes na Universidade da Beira Interior) prometia uma noite diferente. O objectivo foi juntar um clássico do cinema mudo " O couraçado de Potemkine" à música electrónica de João Louro e Luís Andrade. Estes dois músicos, amigos de infância, têm em comum o gosto pela música. Desde muito cedo tentaram formar diversas bandas, contudo o resultado nunca foi o esperado. A música electrónica, acabou por ser o projecto melhor sucedido. A convite de Victor Afonso, da Mediateca, surge a ideia de musicar um filme. De entre as escolhas o que mais agradou foi "O couraçado de Potemkine".
Este filme de Sergei Eisenstein é segundo a maioria dos críticos, o melhor película russa da história do cinema. Eisenstein através de uma montagem rápida e efeitos nunca antes utilizados, deu a conhecer ao cinema um conceito que desde então se tornou essencial, a acção. Apesar de ser um filme mudo, a sensação que passa é que, realmente, as palavras não são precisas, como o demonstra a sequência da escadaria de Odessa, uma das mais aclamadas do cinema.
Sergei Eisenstein nasceu a 23 de Janeiro de 1898 numa família da classe média, Judaico- Protestante. Estudou Engenharia Civil, como o seu pai, contudo aquando a segunda revolução russa juntou-se aos Bolcheviques, tendo desistido dos estudos.
O cinema apresentou-se então, como um meio para espalhar os seus ideais comunistas. O projecto mais ambicioso da sua carreira seria uma triologia sobre a vida do czar Ivan IV, contudo acabou por morrer antes de concluir o terceiro filme.
A política está bem presente em todos os seus filmes, dos quais se destacam "O couraçado de Potemkine", "Strike", e "Outubro, os dez dias que chocaram o mundo".