Por Vera Antunes


Uma cena da peça "Há Luz no Sótão"

A peça "Há luz no sótão" do Teatr'UBI é o resultado de um trabalho colectivo que decorre desde Julho. Com a ajuda de António Abernu, que
tem a cargo a direcção de actores, todos os jovens artistas participaram de forma activa na peça apresentada, partiram do nada, pesquisaram e obtiveram, personagens, textos, cenários, roupas e agora, sucesso.
O cenário, é um sótão. Aqui permanecem objectos inutilizáveis, inanimados, para ali despejados por mero acaso, mas que podem renascer aquando o pensamento de uma pintora. Esta é a ideia principal da história. Cada personagem interpreta um texto diferente, com ritmo desigual, as artérias que fazem a ligação são quase indecifráveis, no entanto, todos
retratam a realidade.
Segundo António Abernu, "como resultado da formação e do trabalho que eles tiveram, o objectivo foi atingido, mas como espectáculo nem por isso, porque não se percebe directamente".
O Teatr'UBI já têm em vista outros projectos. A responsável pelo grupo de teatro, Susana Paiva, afirma que o grupo está a trabalhar com a encenadora Susana Vidal um texto de Heiner Müller. "A partir daqui vão pesquisar e aprofundar o texto, uma vez que têm de produzir cenários, textos, roupas e personagens", explica. O espectáculo será apresentado ao público em Fevereiro.
Paralelamente a este projecto o grupo de teatro está a criar um núcleo de malabares, com base na animação de rua, através de fogo e performance. Para isso contam com a colaboração de Viriato Morais, actor profissional com quem já tiveram a oportunidade de trabalhar. Susana Paiva refere que "o teatro de rua é contrário ao teatro de palco", mas mesmo assim querem dar seguimento a estas ideias opostas de forma a dar resposta a todas as solicitações.
A agenda dos próximos meses já se encontra recheada. Nos dias 1, 2 e 3 de Novembro esta equipa de teatro universitário viaja até Faro para participar no Ciclo de Teatro da Universidade do Algarve. Em agenda têm ainda o Festival de Curtas do Cine Clube da Covilhã e algumas visitas a freguesias locais.