Uma das imagens que reflete "paradoxos"
Conferência no âmbito da Art'ubi
Definição de paradoxos




Por Inês Ribeiro e Sandra Carvalho


André Belo e Vítor Pereira realizaram uma conferência intitulada "Paradoxos", no passado dia 21 de Outubro, na sala de ensaios da sede da Associação Académica da Universidade da Beira Interior.
O objectivo da conferência foi, segundo Vítor Pereira "divulgar uma arte de que nós gostamos, de que somos apaixonados e que queremos mostrar aos outros".
Os conferencistas começaram por distinguir paradoxo, opinião contrária ao senso comum, de sofisma, a utilização de falsos argumentos com má fé, tomando-os como verdadeiros, e deram a conhecer alguns exemplos de paradoxos e de sofismas.
Mostraram imagens de ilusão óptica, isto é, imagens nas quais podemos descortinar muitas mais imagens. As figuras que apresentaram eram, na sua maioria, da autoria de Marents Cornelis Escher considerado por alguns matemático, e por outros artista. .
O pouco público presente esteve em constante interactividade com os conferencistas que apresentaram questões e jogos. No final a assistência encontrava-se satisfeita, não só pelo agradável convívio, mas também pela beleza das imagens mostradas ao longo da conferência.