Atletismo
Orlando vence no Bairro Municipal

As ruas íngremes da Covilhã e o piso em paralelos ditaram um percurso difícil aos participantes deste grande prémio de atletismo.

Por Ana Rodrigues


Orlando Francisco, da Casa do Benfica do Fundão e Catarina Nunes, do Grupo de Convívio e Amizade nas Donas foram os vencedores da prova rainha do IV Grande Prémio de Atletismo Amigos do Bairro Municipal. Os cerca de 200 atletas percorreram as ruas da Covilhã na manhã do último domingo, 27.
"Foi uma prova muito dura por causa dos paralelos" diz Orlando Francisco neste seu regresso ao atletismo após uma paragem por motivos profissionais. O atleta reconhece que a concorrência não era muita, mas "os adversários estavam a andar bem" e confessa que ainda não se encontra na melhor forma.
Também as camadas mais jovens marcaram presença com destaque para as vitórias folgadas de Nélson Carreira, do Grupo Desportivo da Mata, em iniciados, e da juvenil Vânia Amoreira, das Donas. Este clube conseguiu ainda colocar atletas suas nos quatro primeiros lugares no escalão de iniciados femininos.
O número crescente de participantes em cada ano deixa a organização satisfeita. Entendem que o mais difícil está feito. "O Grande Prémio está de pé, o que há a fazer é continuar e melhorar naquilo que se falhou até aqui", diz Licínio Romão. Apesar do engano num dos percursos e de algumas críticas, este colaborador da organização faz um balanço positivo do evento. Lembra que se metem nestas andanças por amor à camisola e entende que "com um pouco de compreensão de todos aquilo que se passou é facilmente ultrapassável".