I Divisão distrital
Luís Pedro na primeira goleada do Teixosense

Ao fim de cinco jornadas, o Teixosense comanda a tabela sem qualquer derrota e com a melhor defesa da prova.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


Apesar de ter sido muito "fustigada" pelas saídas no final da época anterior, o Teixosense soube dar a volta por cima e construir uma equipa que dá confiança aos seus adeptos. Fernando Gaspar, treinador-jogador dos verde-negros, preparou uma formação que, apesar de jovem, é muito raçuda e combativa. Sem grandes nomes individuais, a equipa vale pelo seu colectivo. E no último domingo, frente ao Orvalho, debaixo de um tempo impróprio para o futebol, apesar de desfalcada (Chasqueira e Daniel Bordadágua lesionados, e dois jogadores castigados) foi uma equipa coesa e dinâmica.
Na primeira parte, o Teixosense mostrou vontade para tentar resolver o jogo o mais cedo possível, mas no ataque, desperdiçar era a palavra de ordem. O lanterna vermelha Orvalho, ia sacudindo as investidas adversárias. Até que aos 30 minutos, o treinador-jogador Gaspar, pleno de oportunidade bate o guardião Carlos Folgado.
Na etapa complementar o Teixosense carregou mais no ataque e Hélder Morais pelo lado esquerdo, destaca-se em constantes fugas e cruzamentos para a área adversária. Numa delas, ao bom cruzamento corresponde o jovem Luís Pedro com uma boa cabeçada para o golo. Pouco tempo depois, é Acácio, também em destaque: vem do centro para a esquerda com a bola controlada, cruza, e Luís Pedro imita o golo anterior. O Orvalho, não encontrava antídoto para contrariar os venenosos ataques do Teixosense, e raras ocasiões para bater o guarda-redes Daniel. Mas estes iam desperdiçando flagrantemente. Óscar e Gaspar provam-no. Mas com Luís Pedro inspirado e com uma jogada de boa triangulação, lá vem o terceiro golo do número sete Teixosense. A equipa da casa aproveita então para ir rodando jogadores e fazer entrar os mais jovens, que predominam nesta equipa. Pedro Santos, entra para o lado direito e é o mesmo que consegue também bater Carlos Folgado. Cláudio e especialmente Acácio mandavam no meio campo, e tentava o golo. Mas quem viria conseguir bisar, e já em período de desconto seria o treinador-jogador Fernando Gaspar. Os adeptos saíram satisfeitos. No próximo domingo, o Teixosense recebe no seu terreno a equipa do Desportivo de Castelo Branco, para a Taça de Honra Distrital.
Merecedor de destaque é ainda a vitória do Idanhense na recepção ao Penamacorense. Em derby raiano bastante emocionante, os forasteiros marcaram primeiro, mas os da casa conseguiram dar a volta. No outro derby, mas na zona do Pinhal, o Estreito bateu o Oleiros (2-0) e isolou-se na segunda posição.