Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi


A Câmara da Guarda está insatisfeita com as verbas do PIDACC

O executivo municipal da Guarda vai remeter ao Governo um voto de protesto pelas reduzidas verbas contempladas no PIDDAC 2003 para o concelho. O protesto foi aprovado por todos os vereadores da Câmara guardense. Maria do Carmo Borges, presidente da autarquia, refere que "chegou o momento de dizer basta, em vez de progredirmos regredimos".
A construção do novo quartel da GNR, a execução da ligação do IP5 à Guarda e a remodelação de estradas nacionais são protocolos celebrados com o anterior Governo e que a autarca guardense considera não estarem a ser cumpridos. Maria do Carmo Borges considera esta obras "importantes" e defende que a actual ligação do IP5 à Guarda "é um exemplo daquilo que não deve ser feito".
Perante as verbas atribuídas no PIDDAC para 2003, a autarca considera que as suas reivindicações foram esquecidas pelo actual Governo. A construção do novo quartel da GNR é outro exemplo da situação. Fernando Gomes, então ministro da Administração Interna, anunciou, numa visita feita à Guarda em Junho de 2000, a construção de um novo edifício.
O investimento previsto era de 420 mil contos, este ano a obra não aparece contemplada em PIDDAC. O Hospital da Guarda tem inscritas verbas para criação, remodelação e equipamento de infra-estruturas hospitalaresno valor de cerca de 34 milhões de euros.