Esta é uma tragédia das mulheres das aldeias espanholas, acorrentadas a preconceitos e mitos que um convencionalismo social, tão cruel como vazio de valores, defende a todo o transe, mesmo à custa do aniquilamento das pessoas.



 

Por Ana Maria Fonseca


Nesta peça de 1936, dominam as mulheres, apesar de dominadas por uma ditadura e uma mentalidade sufocantes que lhes condicionam toda e qualquer forma de liberdade.
A partir da morte do marido, Bernarda Alba assume de forma autoritária o comando da casa e, consequentemente, o destino de todos os envolvidos, criando um sistema de liderança no qual os valores e as vontades individuais são substituídos por rígidas leis, incompatíveis com as necessidades das personagens envolvidas.
Cinco filhas em idade de casar, constantemente vigiadas e até impedidas de sonhar pelas rígidas imposições da mãe, sobrevivem numa casa que é o reflexo de toda uma sociedade, fechada e profundamente castradora.
O sangue fervilha por baixo da pele das jovens que nada exigem perante todas as proibições. É o proibido que acaba por conduzir ao desfecho trágico, numa revolta abafada.
Este é um manifesto de Garcia Lorca, assassinado em 1936, fruto de perseguições políticas do regime totalitário do General Franco, por todas as formas de liberdade.