Projecto está com um mês de atraso
Projecto foi reformulado
Pousada da Serra volta a atrasar




NC/Urbi et Orbi


A transformação do Ex-Sanatório dos Ferroviários, na Serra da Estrela, em Pousada da Enatur, voltou a atrasar-se. Segundo presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, houve necessidade, por razões de ordem técnica, de reformular o projecto e a entrega do mesmo já está com um mês de atraso. É que, segundo Patrão, "o sítio onde ficava o health club recua para dentro do edifício, o que permite uma poupança de 100 mil euros".
Recorde-se que a obra consiste na reformulação do antigo edifício, bastante degradado, e está orçada em dez milhões de euros. O lançamento do concurso público internacional, no entanto, tem vindo a ser sucessivamente adiado, embora em Julho, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Almeida, em visita à Covilhã, tivesse garantido que o projecto é mesmo para concretizar.
A nova Pousada tem um projecto da autoria do arquitecto Souto Moura e contempla 56 quartos (35 duplos), cinco quartos familiares, 16 suites e uma presidencial, no último piso. Espera-se, apesar de tudo, a conclusão da obra em 2004, embora em Agosto último Jorge Patrão tivesse revelado estar "farto de fazer pressão" para que o projecto fosse por diante. E esta ideia, recorde-se, foi anunciada já em 1998, pelo então primeiro-ministro António Guterres, que se propunha assim a dar um destino mais digno a um edifício desenhado nos anos 30 por Cotinneli Telmo. Desde então, passaram já quatro anos e a Pousada não arrancou.