Presença Moçambicana no Festival de Teatro
A riqueza nem sempre traz felicidade

No passado Sábado, o Festival de Teatro da Covilhã levou à cena mais uma peça apresentada pelo Teatro Massinguita de Moçambique.

Por Daniela Marques


"Quero ser rico" é o nome da peça encenada por Antonio Nhamizinga Garcia que, à mistura com crítica e comédia, retracta a realidade de Moçambique. Abílio e Caetano são amigos e têm muitas coisas em comum: uma vida difícil e o sonho de serem ricos.
Desta forma, decidem pedir ajuda a um curandeiro. Este convence-os que para serem ricos, Abílio tinha que matar a sua mãe e num espaço de seis meses tinha que matar o Caetano. Esta, por sua vez, tinha que matar o avô e num espaço de seis meses tinha que matar o Abílio.
Segundo António Nhamizinga Garcia, "os jovens de Moçambique tentam encontrar no curandeirismo uma via via mais fácil para alcançar a riqueza".
Para além da Covilhã esta peça já passou por nove cidades Portuguesas. O actor Carlos Lourenço, o Caetano da história, explica que o grupo deles tenta "informar do que se passa em Moçambique, daí que as peças evoluam conforme a evolução do País".