Por Elizabete Cardoso e Sandra Carvalho


Uma peça cheia de cor e movimento

No dia 30 de Outubro a Art'Imagem trouxe ao Teatro das Beiras uma peça infantil - "Todo um Mundo é um Palco". Com seis intérpretes em cena, trata-se de um espectáculo musical, divertido e pedagógico, que apela à sensibilidade das crianças.
Em palco os actores apresentam pequenos contos de autores populares. Dirigida aos alunos de Ensino Básico, esta peça teatral apela à participação e convida espectadores para contracenarem com os actores, num palco muitas vezes centrado na plateia, num permanente jogo entre ambas.
Num cenário cheio de cor e movimento a voz dos actores, cantores e contadores de histórias acompanhados de música ao vivo, leva à cumplicidade de toda a plateia, que acompanha com aplausos.
Devido à grande afluência de público, a peça foi representada duas vezes - a primeira durante a manhã, e a segunda depois de almoço.

O Portugal dos pequeninos

Entre os grupos da assistência estiveram presentes alunos do primeiro ano do Colégio das Freiras, já familiarizados com este tipo de eventos, e os alunos da ACM da Beira Interior. Para estes últimos a associação de música e luzes funcionou como um estímulo a nível psicológico, objectivo pelo qual os professores "lutam" no decorrer das aulas.
Terminada a representação a euforia foi total. Crianças e professores não contiveram o sorriso e os aplausos.
A Art'Imagem é uma companhia de teatro do Porto nascida há mais de vinte anos, ao jeito dos antigos saltimbancos, que privilegiavam a interactividade e a cumplicidade com o público. Duas formas de estar em palco que a companhia faz questão de manter ainda hoje.