Laura Sequeira
NC/Urbi et orbi


Preservar a identidade cultural de cada região é um dos objectivos do certame

Sopa Beirã, Truta à Moda de Manteigas e Cabrito Recheado foram os pratos apresentados pela Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), na Casa do Campino, que acolhe a 22ª edição do Festival Nacional de Gastronomia em Santarém. A decorrer desde dia 15 de Outubro, o certame conta com a presença de todas as regiões do País, sem esquecer as regiões autónomas da Madeira e dos Açores e Cabo Verde, que é o país convidado deste ano.
A refeição servida na passada quinta feira, 24, esteve a cargo do restaurante "Varanda dos Carqueijais". Artur Costa Pais, responsável pelo restaurante, refere que "não é fácil pôr em prática um prato com estas características e servido para uma sala com cerca de 400 pessoas".
Com um especialista em doces regionais, as tradicionais papas de carolo, o pudim de queijo da Serra e as tigeladas adoçaram a boca dos mais gulosos. Mariana Cascais, secretária de Estado da Educação, salienta o cabrito e o pudim de queijo da Serra como sendo as novidades. "Para mim, estas duas coisas são as mais diferentes, por isso é que eu as destaco".
"As expectativas foram ultrapassadas". As palavras são de Jorge Patrão, presidente da RTSE, que assume "o risco que é a escolha de ementas que, de certa forma, são difíceis". O cabrito recheado teve como principal objectivo "recriar pratos que já estavam mortos e que fazem parte da gastronomia tradicional ", explica Jorge Patrão.
"A Serra da Estrela conseguiu aqui chamar novamente à mesa portuguesa um prato que estava desaparecido e isso é extremamente importante", explica Carlos Abreu, presidente da Região de Turismo do Ribatejo e presidente do Festival. "A catedral da gastronomia em Portugal", segundo as palavras de Carlos Abreu, "serve não só numa dimensão cultural, ou artesanal, mas essencialmente na defesa e na preservação da nossa identidade cultural".