Projecto Transfronteiriço de promoção do Turismo
Judiaria e Centro de Artes no "Coração da Península"

Além da câmara da Covilhã, também os restantes dez municipíos que integram a Região de Turismo da Serra da Estrela e um espanhol apresentaram projectos. "Turismo no Coração da Península" tem até 2004 para potenciar o sector.

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Revitalizar a zona da Judiaria e fazer obras no Centro de Artes, na vertente ligada à sala de congressos e animação, são os dois projectos que a Câmara da Covilhã candidatou ao projecto de cooperação transfronteiriço "Turismo no Coração da Península", assinado na passada quinta-feira, 31 de Agosto. À espera de aprovação, aquelas duas candidaturas, segundo o presidente da autarquia, Carlos Pinto, "representam cerca de 25 por cento" do investimento total do projecto, orçado em 35 milhões e 500 mil euros, financiado pelo programa comunitário INTERREG III.
Já o municipío de Belmonte, outro dos parceiros do "Turismo no Coração da Península", candidatou igualmente dois projectos. Um prende-se com a recuperação da antiga Casa do Povo e o outro com a revitalização do Centro Histórico de Caria. De acordo com o autarca Amândio Melo, a edilidade, ainda que não consiga obter o respectivo financiamento, vai avançar com os projectos.
Além destas câmaras, "Turismo no Coração da Península" integra igualmente as autarquias de Penamacor, Almeida, Celorico da Beira, Guarda, Manteigas, Pinhel, Fornos de Algodres, Gouveia, Trancoso, Belmonte, Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) e Ayuntamento de Béjar. Além dos projectos acima mencionados, consta também o financiamento de áreas arqueológicas. Minas Romanas da Presa, em Penamacor, Museu do Minério e Rota da Arqueologia, na Guarda, Estação Arqueológica da Vila Romana do Prado Galego e Centro de Artesanato, em Pinhel, Pousada de Linhares, em Celorico da Beira e Centro de História Militar Portuguesa das Casamatas da Fortaleza, em Almeida.
A candidatura do projecto, já entregue na Comissão de Coordenação da Região Centro e Região Autónoma de Castilla e Léon, pretende provocar, segundo o responsável pela RTSE, "impacto na qualificação dos recursos turísticos da região até final de 2004". Para Jorge Patrão, a novidade do "Turismo no Coração da Península" traduz-se na "envolvência e dimensão regional", considerando que não é muito correcto investir-se em unidades hoteleiras e outro tipo de infra-estruturas, quando se descura as potencialidades que os centros históricos daqueles concelhos possuem. "Estes espaços serão, no futuro, mais um dos cartões de visita para a Serra da Estrela", diz Patrão, acrescentando que há que "transformar a Serra numa plataforma de organização de eventos".