Há um mês atrás, os trabalhadores manifestaram-se na cidade
Nova Penteação
Parte do salário de Outubro foi pago na passada sexta feira

Vasco Lino reassume a liderança do Conselho de Administração e a empresa está a laborar normalmente.


Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Parte do salário de Outubro dos trabalhadores da Nova Penteação foi pago na passada sexta feira, 8. Quanto à restante parte do ordenado, o mesmo declara que será liquidado até dia 15 deste mês. A empresa, depois de alguns momentos mais conturbados, que precipitou os cerca de 600 trabalhadores para uma manifestação pelas ruas da cidade, há cerca de um mês atrás, continua a laborar com normalidade.
Situação idêntica se passa no seio da administração da empresa, com Vasco Lino a aceitar o convite para reassumir o cargo de presidente do Conselho de Administração (CA) da Nova Penteação, durante a Assembleia de Accionistas realizada na quinta-feira, 31. Vasco Lino, por altura da primeira Assembleia - que teve lugar no dia 26 de Outubro - não tinha ainda reunido as "condições mínimas", designadamente a falta de meios financeiros para manter a empresa a trabalhar, para voltar a sentar-se na cadeira de presidente, função a que tinha renunciado. Porém, a situação inverteu-se. "Há disponibilidade por parte da banca para ajudar a empresa", informa o presidente do CA. Na passada segunda feira, 4, declara Lino, "começaram a ser negociados os valores que serão disponibilizados pela banca". Para além da negociação com as entidades bancárias, aquele responsável irá entregar, em Lisboa, os documentos com o diagnóstico da empresa à sociedade de capital de risco PME Investimentos. "Tenho já alguns compromissos de certos parceiros da banca de que se vão envolver mais na empresa", assegura Vasco Lino. E essa envolvência passa pela entrada, ainda antes do final do ano, da PME Investimentos no capital social da Nova Penteação.
Quanto à Providência Cautelar, que de certa forma "bloqueia" a disponibilização de verbas por parte da banca, o Tribunal da Covilhã pronunciar-se-á sobre ela no dia 15 deste mês.