No domingo,3, um veículo com seis pessoas caiu na "armadilha" da Ponte Nova
Ponte Nova
Reparação do muro em contencioso




Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


O despiste de um veículo ligeiro, que transportava seis pessoas, no passado domingo, 3, na Ponte Nova, em Caria, pouco passava das 18 horas, está a levantar algumas questões que se prendem com a segurança naquele local, nomeadamente com parte do muro, que se encontra derrubado. O condutor da viatura, José Esteves Lopes, afirma que além de não ter visto o muro deitado abaixo, este "não estava devidamente sinalizado". Uma situação já reconhecida pelo presidente da Junta do Teixoso, Carlos Mendes.
O derrube do muro foi provocado por um outro despiste, que aconteceu, segundo Carlos Mendes e Joaquim Matias, vereador da Câmara Municipal com o pelouro das Obras e Transportes, durante a segunda quinzena de Agosto. "O transgressor, que apresentava uma taxa de alcoolémia superior a 2,5 gramas, ainda não procedeu à colocação do muro", explica o presidente da freguesia teixosense, adiantando que o processo se encontra em contencioso. E continua: "Logo nessa altura colocaram-se as fitas sinalizadoras, que têm sistematicamente desaparecido".
Afirmações confirmadas por Joaquim Matias, o qual recusa qualquer responsabilidade que possa ser atribuída à autarquia covilhanense. Segundo o vereador, o indivíduo que causou o derrube do muro já foi notificado, nos finais de Outubro deste ano. "Tem, a partir daí, 15 dias para proceder à reparação do muro, cujos prejuízos rondam os mil e 200 euros", declara Joaquim Matias. O autarca refuta ainda as declarações vindas a público que dizem que o muro está deitado abaixo há um ano. "A Ponte só está assim há cerca de dois meses".
Quanto aos feridos, uma família de seis pessoas, residente no Fundão, foram transportados para o Hospital da Covilhã.

Ponte de outros problemas

O acidente de domingo não é um caso isolado dos problemas que têm vindo a surgir na Ponte Nova. Depois da abertura ao trânsito do troço Belmonte-Guarda da A23, o trânsito naquele local tem aumentado significativamente e nem sempre os sinais luminosos funcionam na perfeição. Que o diga Maria Armanda Cruz Barreiros, proprietária do "Ponto de Encontro com o Caçador", café que se encontra logo à entrada da Ponte. "Desde sexta-feira,1, que os semáforos estavam avariados, o que causa alguma confusão na travessia", conta. E prossegue: "As pessoas, principalmente de noite, não se apercebem que o muro está derrubado e pensam que a estrada continua naquela direcção". Daí que Maria Armanda teça críticas à edilidade, já que, na sua opinião, "tem obrigação de reparar o muro". Entretanto, a sinalização luminosa foi reposta, segundo aquela proprietária, no domingo à noite, enquanto que os serviços da Câmara procederam à colocação das fitas sinalizadoras no dia seguinte.
Já que no diz respeito ao aumento do tráfego, provocado pelo desvio para a A23, até o próprio presidente da Junta do Teixoso defende o alargamento ou então a "construção de uma ponte nova".