Por Daniel Sousa e Silva



O maestro Osvaldo Ferreira conduziu a Orquestra ao longo de quatro peças musicais

A Orquestra Sinfónica da ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas), de Castelo Branco, realizou um concerto no Teatro-Cine, no passado dia 7 de Novembro. Segundo Valter Lemos, presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), este tipo de evento pretende tornar a Beira Interior um ponto de referência no nosso País na área da música e artes do espectáculo.
O maestro Osvaldo Ferreira conduziu a Orquestra ao longo de quatro peças musicais, num espaço que mal chegava para acolher os 51 músicos em palco.
As duas horas do espectáculo foram preenchidas por um alinhamento musical rico em jovialidade. Na primeira parte do concerto, a Orquestra interpretou duas sinfonias: a famosa O Barbeiro de Sevilha, com abertura em Mi maior, e A Italiana em Argel, com abertura em Dó maior, obras de Giaoacchino Rossini, compositor italiano de ópera do início do século XIX.
Uma sinfonia e um adagio foram a escolha para a segunda parte, a Sinfonia N.º 9, em Mi menor, conhecida como Do Novo Mundo, de Anton Dvorák, compositor checo do final do século XIX, e o Adagio - Allegro Molto Largo Scherzo Molto Vivace Allegro con Fuoco.
Os insistentes aplausos do público foram premiados com um encore, que consistiu numa reinterpretação de parte do Adagio. Uma das pessoas que assistiu ao espectáculo, Maria de Carvalho, explica: "já conhecia o compositor Rossini e foi isso que me atraiu ao espectáculo".


 






Um maestro de sucesso



Osvaldo Ferreira inicia os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Maria da Feira. Conclui depois o Curso Superior de Violino no Conservatório de Música do Porto. Desde cedo se destaca, recebendo, entre outros, o Prémio de Melhor Aluno Finalista, e uma Menção Honrosa no Concurso de Jovens Valores da Cultura.
Na qualidade de bolseiro do Ministério da Cultura realiza o mestrado em direcção de orquestra com o maestro Viktor Yampolsky, na Northwestern University em Chicago. Obtém diploma de Pós-Graduação em Performance no Conservatório de S. Petersburgo; em Direcção de Orquestra, Ópera e Bailado com Ilya Mussin. Desde Setembro de 2000, efectua um estágio como assistente de Claudio Abbado, maestro da Orquestra Filarmónica de Berlim.
Em Portugal, já dirigiu a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Nacional do Porto e a Orquestra Gulbenkian.