Por Tânia Seabra


Quatro irmãs são obrigadas a dividir os bens deixados pela mãe como herança

No passado dia 9 de Novembro, o Festival de Teatro da Covilhã desceu o pano com "A Partilha", escrita por Miguel Falabella e encenada por Miguel Assis.
O espectáculo que o grupo de Teatro Animação de Setúbal apresentou encerrou as actuações de todo um conjunto de companhias que passaram pelo Teatro das Beiras.
A peça reúne em palco quatro actrizes (Célia David, Maria Simões, Isabel Gravito e Susana Brito) que perante a morte da mãe se vêem obrigadas a dividir os bens e a casa que lhes foi deixada como herança.
Durante a partilha as quatro irmãs vão reviver memórias do passado e encarar um presente marcado por revelações e intimidades.
Com o desenrolar da peça, os sonhos, opções de vida, medos, frustrações e as expectativas de cada uma, serão dadas a conhecer ao público.
Selma, de todas a mais conservadora, desespera-se com a gravidez da filha adolescente. Laura é jornalista e usa o trabalho para preencher o vazio deixado pela morte da mulher que amou. Maria Lúcia, vive longe da família do filho e dos amigos. E por último, Regina, que apesar de toda a sua energia positiva é obrigada a encarar momentos de grande solidão.
Com idades, caminhos e personalidades muito diferentes, as irmãs transformam uma simples divisão de bens num confronto.
A partilha é algo inevitável, mas o que inicialmente se apresenta como factor de divisão acabará por unir as irmãs em redor de um serviço de brincar como quando eram crianças.