Projecto junta instituições portuguesas e espanholas
INTERREG III reactiva Rota da Lã

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Identificar os locais mais importantes do núcleo industrial ligado aos lanifícios, proceder ao levantamento das vias da transumância e a musealização da Real Fábrica Veiga são os principais objectivos, "materiais", da "Rota da Lã - Translana". Quanto aos "imateriais", diz Elisa Pinheiro, directora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI), eles são a publicação dos resultados das investigações, que vão ser levadas a cabo nestes núcleos, quer na Covilhã, quer em Malpartida de Cáceres, em Espanha. Algo previsto acontecer em 2006.
Ainda em fase embrionária, o projecto tem como principal dinamizador, no âmbito dos parceiros portugueses, o Museu da UBI. Apesar desta condição, a directora da instituição não esconde a importância que a iniciativa tem "na dinamização da Rota da Lã". Elisa Pinheiro acrescenta também que "vai ser muito bom, quer para a Covilhã, quer para toda a região". "Mas só daqui a três meses é que terá luz verde", adianta aquela responsável. Do outro lado da fronteira, cabe ao Museo Vostell, de Malpartida de Cáceres, impulsionar o projecto.
O projecto de cooperação transfronteiriço foi rubricado pela Universidade da Beira Interior , Câmara Municipal da Covilhã, Região de Turismo da Serra da Estrela, Instituto de Conservação da Natureza, Consorcio Museo Vostell e Asociación para el Desarrollo de la Comarca Tajo-Salor-Almonte-Tagus, na quarta-feira, 30 de Outubro. Candidatado ao programa comunitário INTERREG III, o projecto prevê um custo total de cerca de um milhão e 800 mil euros.