O Poder do Jornalismo




de Nelson Traquina

 





Por Catarina Rodrigues


Os efeitos provocados pelos media são um dos temas abordados neste livro de Nelson Traquina. A obra divide-se em duas partes. A primeira consiste numa análise feita pelo próprio autor à teoria do agendamento. O estudo intitula-se "A redescoberta do poder do jornalismo". Nelson Traquina explica que os media constituem a ligação fundamental entre o público e a realidade. Os meios de comunicação social possuem o poder de determinar os temas sobre os quais se pensa, configurando uma visão do mundo, através dos temas que seleccionam e incluem na respectiva agenda.
A segunda parte do livro consiste na recolha de um conjunto de textos sobre a teoria do agendamento cuja primeira formulação surgiu há mais de 20 anos. Nesta colectânea é possível encontrar os principais estudos efectuados sobre esta matéria. "A função do agendamento dos media" é o título do texto fundador desta teoria de Maxwell E. McCombs e Donald L. Shaw. "O caso Watergate e os media", "Jornalismo de cruzada: mudar atitudes públicas e agendas políticas" e "Conquistar o público: informação, sinalização e o processo democrático no conflito do Golfo" são outros textos que compõe este livro.
"O Poder do Jornalismo", de Nelson Traquina insere-se na "Colecção Comunicação", editada pela Livraria Minerva, sob a orientação de Mário Mesquita. Destina-se a professores e alunos de cursos de Ciências da Comunicação mas também a jornalistas e a todos os que de alguma forma se interessam pelo mundo dos media.