Adega Cooperativa
Quatro directores pedem demissão

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A crise directiva na Adega Cooperativa da Covilhã continua. Carlos Barradas, outro dos cinco membros da Direcção, foi o último a bater com a porta, na segunda-feira, 11, durante uma reunião do Conselho Fiscal, Assembleia Geral e Direcção. Recorde-se que o primeiro a pedir a demissão foi o Major António Bidarra, seguindo-se Manuel Brancal e Laurindo Matos. Neste momento, somente a presidente da Direcção, Fernanda Proença, se mantém no cargo.
Segundo o presidente da Assembleia Geral, "perante interpretações diferentes dos critérios de gestão", e por consequência a apresentação dos pedidos de demissão, só restava promover esta reunião. Manuel da Silva Raposo diz que não se chegou a acordo algum, restando agora convocar uma assembleia geral extrordinária, a realizar-se no dia 2 de Dezembro. "Vão ser os sócios a decidir o que fazer", declara Silva Raposo, adiantando que "o mais provável é que haja eleições". No entanto, até lá a actual Direcção, ainda que com quatro elementos demissionários, mantém-se em funções. "Não está em causa o trabalho e dedicação dos elementos da Direcção", ressalva o presidente da Assembleia.
Paralelamente a esta questão, decorre ainda a auditoria às contas da instituição, uma decisão tomada logo após a posse da Direcção, que está agora demissionária.