Os estragos ainda são visíveis no local
Centro Social afectado
Mau tempo faz estragos em Cantar Galo

O Centro Social da freguesia de Cantar Galo sofreu graves prejuízos provocados pelas intempéries registadas na passada semana. A instituição atravessa sérias dificuldades financeiras e já lançou uma campanha de sensibilização para angariar donativos.



Por Catarina Rodrigues


O mau tempo que se fez sentir na passada quarta feira, 13, fez estragos no Centro Social de Cantar Galo (CSCG). O telhado e a cobertura exterior do edifício foram as zonas mais afectadas. Para complicar a situação, um poste de electricidade caiu em cima da carrinha da instituição originando danos no valor de sete mil e 500 euros. O incidente deu-se à hora de almoço e os utentes que se encontravam no interior do edifício não ganharam para o susto.
António Freire, presidente da direcção do CSCG enaltece a ajuda prestada pela Câmara Municipal da Covilhã. Funcionários da autarquia e dos Serviços Municipalizados acorreram de imediato ao local e nesse mesmo dia o telhado ficou reparado.
"Agora a situação é muito complicada", explica António Freire. A instituição de solidariedade social depara-se com grandes dificuldades financeiras. O Centro funciona desde o dia 7 de Julho, mas ainda não foi oficialmente inaugurado. O terreno onde se encontra instalado foi adquirido há cerca de uma ano por 400 mil euros com verbas angariadas junto dos sócios deste organismo e alguns particulares. A autarquia covilhanense deu um contributo de 40 mil euros. "Da Segurança Social não há apoio nenhum", desabafa o presidente da direcção.
Actualmente o Centro Social de Cantar Galo presta apoio a 21 idosos que tomam todas as refeições na sede do Centro. Para além disso é prestado apoio ao domicílio a mais 14 pessoas. "Nesta tarefa diária a carrinha era fundamental", salienta António Freire. No entanto para que a instituição possa continuar a desempenhar as suas funções o Lar de São Jorge da Beira emprestou uma viatura de nove lugares até que o CSCG resolva a sua situação.
O Centro Social lançou no passado fim de semana uma campanha de solidariedade. O objectivo é sensibilizar as pessoas para ajudarem a instituição através de donativos.





Novos Projectos



O Centro Social de Cantar Galo candidatou-se a um novo projecto que António Freire acredita estar em vias de ser aprovado. Trata-se da criação de uma empresa de formação profissional. Numa casa situada junto ao CSCG, vai ser construída uma padaria com o intuito de dar emprego a 12 pessoas.
O investimento neste projecto ronda os 150 mil euros. Cem mil são financiados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, os restantes 50 mil euros provêem do Centro.
As obras estarão concluídas em Fevereiro do próximo ano, altura em que António Freire acredita poder inaugurar também o Centro Social.