O pavilhão mostrou-se pequeno para os muitos expositores e visitantes
10º Salão Automóvel da Beira Interior
Máquinas em exposição

A apresentação nacional do novo Ford Fusion e de um simulador de Fórmula 1 foram as principais atracções do certame.



Por Carlos Gonçalves e João Oliveira


O pavilhão da ANIL foi durante o passado fim de semana, de 14 a 17 de Novembro, palco, pela décima vez, do Salão Automóvel da Beira Interior. Uma iniciativa que tem vindo a crescer nos últimos anos e que começa a ser vista com outros olhos pelos expositores, tendo chegado nesta edição às quase duas dezenas de concessionários representados.
A apresentação nacional do novo Ford Fusion, o mais recente automóvel da marca, é a prova da crescente qualidade do certame, que este ano aliou a vertente comercial ao entertenimento, tendo feito deslocar ao pavilhão um simulador de Fórmula 1, a imitar o Ferrarri de Michael Shumacher, para que os visitantes pudessem sentir as sensações do mais carismático carro de velocidade a nível mundial. Expostos estiveram também quatro automóveis de competição, utlizados em provas ao longo do ano por pilotos da região.
Um evento com uma forte dimensão mediática e de enorme importância para a região, ideia partilhada por António Leitão, vice-presidente da ANIL, aquando da abertura: "Esta é uma das iniciativas com mais peso na região. Tem tido bastante sucesso dado que todos os anos temos um número crescente de candidatos a expositores".
A eterna questão da falta de espaço foi mais uma vez abordada, uma vez que a exposição não tem muito mais por onde crescer. O vice-presidente da ANIL admite as limitações, mas garante que "o projecto de aumento do pavilhão está em fase de análise. É difícil falar em prazos, uma vez que a elaboração da obra se prende com verbas da autarquia e apoios que são difíceis de obter. Mas temos que pensar essencialmente a longo prazo, por isso não vamos desanimar".