Por Mário Ramos


O grupo de dança Jazz animou a noite

O Teatro Cine da Covilhã recebeu, no passado sábado, 16, um encontro cultural organizado pela freguesia de São Martinho, no âmbito das Comemorações das Festas do Padroeiro. Uma oportunidade para o inúmero público presente assistir a um espectáculo diversificado, com actuações do coro da UBI, grupo de dança Jazz e de Cantares do CCD Oriental de S. Martinho, e dos Ranchos Folclóricos de Santo António e do Refúgio.
O espectáculo iniciou-se com a actuação do coro da UBI, constituído por alunos da Universidade, funcionários e antigos alunos da instituição. Uma oportunidade para recordar um velho clássico da música portuguesa, A loja do Mestre André, um tema que faz parte do património cultural do nosso País, tantas vezes interpretado na nossa história. O coro da UBI reconstruiu também temas tradicionais da Beira Interior, a interpretação de músicas em homenagem à ilha da Madeira e ao nordeste de Pernambuco, no Brasil. A apresentação terminou com o hino do coro, uma letra construída pelo professor da UBI, Sérgio Saraiva.
O grupo dança Jazz transformou o rigor e a formalidade do encontro cultural, através da interpretação dos gestos visuais dos seus ídolos, numa exposição mais divertida e espontânea, em harmonia com o público jovem presente na sala. Oportunidade para recordar, através da dança, temas clássicos que fizeram e fazem a história da MTV como Destiny´s Child, Shakira, Backstreet Boys ou Venga Boys.
O grupo de Cantares do CCD Oriental de São Martinho ofereceu uma actuação mais popular, criando um entusiasmo que se reflectiu tanto nos músicos como no público, que respondia com palmas aos sons criados pelos diversos instrumentos tradicionais. Ouviram-se temas populares como a Migueirinha e A Rosinha da Serra d´Arga.
As últimas actuações deste encontro cultural pertenceram aos Ranchos Folclóricos de Santo António e do Refúgio que transmitiram a alegria e o bom humor, indispensáveis para concluir uma noite agradável.
No final do espectáculo, tal como havia sucedido no intervalo, espaço utilizado para distinguir as personalidades e grupos culturais que participaram na realização deste evento, o Presidente da Junta de Freguesia, Victor Tomás Ferreira, homenageou as instituições que permitiram a concretização do encontro cultural. Em declarações à imprensa, realçou " a importância das colectividades da freguesia na organização deste evento."
A noite terminou com a realização de um cocktail de São Martinho, um espaço de debate sobre o espectáculo.