Trabalhadores receberam 150 euros do salário de Outubro
Carveste tenta travar processo de execução judicial

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Para travar o processo de execução judicial movido por uma entidade bancária, a Carveste está a elaborar um estudo económico e financeiro. Tendo em vista o processo de recuperação, o projecto pretende igualmente apoiar o administrador, ainda por nomear, a inteirar-se de toda a situação da empresa. A situação surge depois da interposição do Modelo 132, na vertente de um plano de recuperação de empresas. "A Carveste tomou esta atitude para travar o processo de execução judicial e encontrar caminhos de viabilidade", explica Luís Garra, do Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB). As formas de recuperação passam pela renegociação do passivo, relançamento da actividade e reorganização interna.
Ao mesmo tempo, a banca parece estar a começar a mostrar alguma flexibilidade. Uma situação que levou a que a administração da Carveste tivesse pago, na segunda feira, 11, 150 euros do salário de Outubro. Entretanto, na sexta-feira, 8, os cerca de 500 trabalhadores reuniram-se em plenário. No encontro ficou decidido aceitarem a proposta da gerência de receberem o restante do ordenado no decorrer desta semana.

Nova Penteação recebeu o resto do salário

Na passada, sexta-feira, 15, os trabalhadores da unidade fabril situada no Parque Industrial do Canhoso receberem o resto do ordenado de Outubro. A garantia, recorde-se, foi dada na semana passada pelo presidente do Conselho de Administração da Nova Penteação.
Questionado acerca dos esforços que o administrador Vasco Lino tem feito para que a empresa volte à normal laboração, o coordenador do STBB é claro. "Apoiaremos a solução que melhor garanta a continuidade, quer da empresa, quer dos postos de trabalho, bem como o normal pagamento dos salários e restantes direitos", advoga Luís Garra. Sem qualquer outra interpretação que possa ser dada às suas palavras, o dirigente sindical diz que acompanha com "interesse e apreço" os esforços que o presidente do Conselho de Administração tem vindo a desenvolver.