Por Catarina Rodrigues


O processo eleitoral vai culminar no próximo dia 6 de Janeiro com a cerimónia de tomada de posse

Decorreram ontem, segunda feira, 18, as eleições para os cargos de presidente das Secções Científicas da Universidade da Beira Interior. Na Secção Científica das Ciências Exactas mantém-se José Pacheco de Carvalho e nas Artes e Letras António Fidalgo. As novidades surgem nas Ciências das Engenharias e nas Ciências Sociais e Humanas com Mário Nunes e Luís Lourenço a assumirem a presidência, respectivamente.
Manuel dos Santos Silva continuará a ocupar o cargo de presidente do Conselho Científico. Uma situação que também ficou definida ontem na eleição que contou com os votos de todos os professores doutorados da Universidade.
"Continuarei a dedicar o melhor da minha vida à instituição", assegura Santos Silva, que acredita, no entanto, que "haveria outras pessoas que desempenhariam bem o cargo de presidente do Conselho Científico.
Na passada sexta feira, 15, foram eleitos os presidentes do Conselho de Departamento. Dos 16 departamentos que compõem a Universidade, 11 viram alterados o seu presidente. A Faculdade de Ciências da Saúde está em regime de instalação, por isso o cargo de presidente desta Unidade não foi eleito, será nomeado pelo reitor no decorrer desta semana.
Nesta fase, alunos, docentes e funcionários elegem os seus representantes para todos os órgãos da UBI, à excepção do reitor, cuja eleição será feita pela Assembleia da Universidade daqui a um ano.
João Queiroz, presidente da Comissão Eleitoral, considera que "a Assembleia da Universidade é provavelmente um dos órgãos mais importantes da instituição porque tem poderes para eleger o reitor e alterar os estatutos".
Para a Assembleia da Universidade já foram eleitos os representantes dos docentes doutorados e não doutorados e os representantes dos funcionários. Neste momento falta eleger os representantes dos alunos para a Assembleia da Universidade. Esta eleição terá lugar na próxima sexta feira, 22 de Novembro. Os estudantes vão ainda eleger os seus representantes para o Senado, para a Assembleia de Representantes, para o Conselho Directivo e para o Conselho Pedagógico-Científico.
O processo eleitoral só termina no dia 6 de Janeiro com a posse dos presidentes dos Conselhos Directivos das Faculdades e com a posse de todos os membros do Senado e da Assembleia da Universidade.


[Ver resultados das eleições apurados até ao dia 18 de Novembro]