Por Catarina Rodrigues


A rotunda que será construída junto à Ponte do Rato tem por base um projecto inovador que visa melhorar o ordenamento do tráfego

Foi aberto o concurso público para a construção do Jardim do Lago. A decisão foi anunciada na última reunião do executivo camarário, realizada na passada sexta feira, 22. Um milhão e 800 mil euros é o orçamento base da obra que, segundo Carlos Pinto, deverá estar pronta até ao final de 2004.
"O Jardim do Lago é uma estrutura fundamental como espaço de lazer na zona sul da cidade", salienta o presidente da Câmara Municipal da Covilhã. O empreendimento terá espaços de lazer, áreas desportivas e de recreio para as crianças. Terá ainda um lago com uma extensão de 60 metros e um restaurante. O projecto é da autoria do arquitecto Luís Cabral que" fez um estudo paisagístico muito detalhado", explica Carlos Pinto.
Na última reunião de Câmara foi também anunciada a adjudicação das obras para a Rotunda do Rato junto à Universidade da Beira Interior. O custo total dos trabalhos, que têm o prazo de execução de um ano, ronda um milhão e 300 mil euros. No local vai nascer uma rotunda que permitirá ver a ribeira passar por baixo. Será ainda construído um braço metálico apoiado num triângulo de betão que vai trazer a água a montante, junto à antiga fábrica do Alçada e depois descarregá-la no centro da rotunda. No muro que dá início à rua de Santo António será colocado um painel de azulejos alusivo à história têxtil da Covilhã. "Esta obra permitirá o ordenamento do tráfego naquela zona, nomeadamente a inserção da rua de Santo António na Rua Marquês d'Ávila e Bolama", explica Carlos Pinto.
Miguel Nascimento, único vereador da oposição na Câmara Municipal da Covilhã mostra-se satisfeito com o avanço das obras integradas no Programa Polis. O socialista lembra no entanto que o importante é "no final, olharmos para as obras e ficarmos satisfeitos por estarem todas pagas e terem sido realizadas dentro dos prazos previstos.