Os cantares e a dança caracterizaram o espectáculo
Livro e CDs editados pela Casa do Povo
Raízes do Paul documentadas

Um espectáculo etno-musical onde estiveram patentes mostras do passado e manifestações vivas da vida social da comunidade Paulense.


Por Andreia Reis


O lançamento do livro "Paul e seus cantares" da autoria de José Luís Adriano, e do triplo CD "Chão do Canto", de músicas religiosas, trabalho e roda da Casa do Povo do Paul, trouxeram muita gente ao Teatro Cine da Covilhã no dia 23 de Novembro, pelas 21h30. Difundir as raízes de uma cultura através da dança, cantares e outras manifestações etnográficas foi o objectivo do espectáculo.
Prolongar as tradições socioculturais até às gerações mais novas é a preocupação daquela da instituição. "A Casa do Povo tem sido capaz de manter viva a memória deste povo, mas o povo não está de costas viradas para esta instituição", explica José Luís Adriano acerca da grande questão do seu livro. "O Paul encontra-se como ponto de cultura tradicional e é este o seu segredo, ligar o passado ao presente", afirma o autor sobre a terra.
"A ideia tem cerca de 10 anos. O livro é uma peça que não deve ser desligada dos CDs na medida em que ajuda a compreender o dinamismo e as manifestações da comunidade paulense", refere José Luís Adriano, que acrescenta que "os cantares são um dos aspectos mais vivos da nossa tradição e acompanham várias manifestações culturais, sociais e religiosas".
Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, defendeu que "a cultura não é apenas um espectáculo" e que "o Paul é um grande pólo de desenvolvimento dos nossos aspectos, concelho e terra".
Leonor Narciso, presidente da Casa do Povo do Paul, diz que "estamos realmente a tentar que o público mais jovem crie já o gosto pelas nossas tradições". O futuro projecto da instituição passa por explorar "o grande potencial a nível de rezas, provérbios, e lendas que temos", promete Leonor Narciso.