Rota dos Escritores arranca na Póvoa da Atalaia
Cultura motiva requalificação

Céu Lourenço
NC/Urbi et orbi


Vai ser lançado, a 19 de Janeiro, na Póvoa da Atalaia, concelho do Fundão,"um novo programa de grande dimensão para a Região Centro, com impacto ao nível nacional e internacional : A Rota do Escritor." Foi assim que o autarca fundanense, Manuel Frexes, anunciou a nova iniciativa no passado domingo, 17, na aldeia que viu nascer o poeta
Eugénio de Andrade. A data do arranque está marcada para o dia em que o poeta festeja mais um aniversário e, segundo Manuel FReexes, com este programa, ao qual o Fundão se candidatou, no âmbito da CCR Centro, fomos "à procura do seu mais ilustre escritor e que, felizmente, ainda é vivo: Eugénio de Andrade, natural desta terra, onde passou parte da sua infância". Manuel Frexes deu a conhecer que neste dia "a casa onde viveu o poeta será qualificada para que possa ser um santuário em nome da cultura e da literatura". Para além desta mais valia para a freguesia, segundo o edil fundanense, a Póvoa da Atalaia "passa a fazer parte do roteiro das aldeias conhecidas do País, pois será um local que muitas pessoas virão a conhecer por ser a aldeia onde nasceu Eugénio de Andrade".
No âmbito do programa, a Câmara vai proceder a um conjunto de intervenções patrimóniais, ao reabilitar o Jardim das Oliveiras, que terá poesia inscrita no chão, para que se torne um santuário em nome da cultura e da literatura. Para além disso, a autarquia irá vender a um euro livros em todas as escolas do País, de uma obra dos escritores envolvidos.

Ruas e bairros melhorados

Manuel Frexes inuagurou também naquela freguesia o bairro da Cantina, o da Boavista e rua da Cantina, investimentos que ultrapassaram os 350 mil euros. Para o autarca, são estas "as obras que marcam a diferença, fazendo com que os Partidos fiquem para trás e o bem do povo fique à frente ". E adianta que foi "com esta parceria entre a Câmara e a Junta de Freguesia que foi possível levar a cabo, num período reduzido de tempo, esta obra que há muitos anos era ansiada e que hoje é uma realidade".
Satisfeito por estas inaugurações, o presidente da Junta de Freguesia, António Rodrigues, considera que "este é um dia muito importante para a freguesia, dado os melhoramentos feitos,estando toda a população deparabéns".
O autarca embora não tivesse sido eleito pelo partido que apoia a Câmara
Municipal do Fundão, não deixou de tecer elogios ao trabalho desenvolvido
pelo actual executivo: "Quando a obra está à vista, nada pode ser evitado",
porque "a democracia é servida por homens e não por siglas. E se o presidente da Câmara está a trabalhar em prol do concelho, terá de ser apoiado pelos autarcas".