O padre Vasco Pinto de Magalhães participou na iniciativa
Conferências acerca do Bem e do Mal
Demónios à solta

"Deuses, Demónios e Sábios" foi o título de mais um encontro de música, poesia, reflexão e espiritualidade organizado pelo grupo Génesis.



Por Daniela Marques


Na passada quinta-feira, 21, deu-se início ao Encontro de Outono-2002, com a primeira conferência. Será que o Demónio existe? Foi a pergunta colocada pelo conferencista Padre Vasco Pinto de Magalhães, sacerdote Jesuíta.
Segundo o orador, "a reflexão sobre este tema, que não é muito comum, torna-se uma forma de levar as pessoas a pensar sobre o assunto."
Para além das inúmeras perguntas colocadas pelo conferencista, este expôs o seu ponto de vista acerca da Religião e da questão dos Demónios de uma forma muito simples. " Os Demónios andam por aí, mas em cada um de nós, isto é, nas falsas verdades, nos Deuses que povoam o nosso quotidiano", defendeu.
Neste encontro de reflexão fez-se sentir a falta de jovens, nomeadamente da universidade. Para o Padre Vasco Pinto de Magalhães, " Os jovens não têm tempo para este tipo de iniciativas, pois pensam que não faz parte da cultura conhecer as várias religiões e discutir acerca delas".

E assim nasceram os "Génesis"

O " Génesis" surgiu apartir de um grupo de jovens que se reunia para debater diferentes temáticas. O nome foi dado tendo em conta o sentido do grupo, " pois era algo que estava a nascer, como tudo na vida. Durante a vida vão surgindo sempre novas dúvidas", defende o Padre Henrique Cruz, grande mentor desta iniciativa.
Este grupo junta-se todas as terças e quintas feiras, na Igreja de S. Tiago. Para além disso, criaram um suplemento mensal denominado " Génesis", de forma a dar a conhecer a todos os membros do grupo as várias actividades que vão realizando, bem como constituir um espaço de leitura e de reflexão espiritual.
"Perguntas simples, profundas e respostas honestas, abertas, sem dominação marca o espírito das reuniões semanais", como descreve o Padre Henrique Cruz.