Por Alberta Fernandes e Helena Sousa


José Flávio explicou que a má utilização dos dispositivos de segurança pode agravar as consequênias dos acidentes

O Departamento de Engenharia Electromecânica organizou, no passado dia 21 de Novembro, mais um seminário. O tema abordado foi "Segurança Passiva e Segurança Activa nos automóveis".
O evento teve lugar no Edifício I das Engenharias, onde José Flávio Martins, comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, explicou as medidas de segurança dos automóveis.
No seminário abordaram-se temas como o cinto de segurança, os airbags e o desencarceramento de vítimas. O principal objectivo do encontro foi a sensibilização dos alunos que irão trabalhar no meio automóvel, em especial no aperfeiçoamento das medidas de segurança.
A preocupação com o bem-estar das pessoas dentro dos automóveis é cada vez maior. José Flávio Martins alertou para o facto de "com as inovações do sistema de segurança passamos a ter menos feridos graves para ter mais mortos". A má utilização dos dispositivos de segurança provoca um agravamento dos acidentes, e acabam por ser um perigo para os passageiros.
As estradas são também um problema para os condutores. O mau estado do piso e a falta de sinalização adequada são a causa de muitos sinistros. O comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã defendeu que "a falta de civismo e de responsabilidade, juntamente com o alcoolismo, ainda são o principal problema dos portugueses nas estradas".
Os grandes acidentes não acontecem nas estradas pequenas, mas nas mais movimentadas. Com a abertura da A23 o comandante prevê um aumento de 50 por cento dos acidentes. Mas a sua grande preocupação está relacionada com "a falta de meios técnicos no apoio às vitimas".
A participação do público foi significativa, e a satisfação com a forma como decorreu o evento foi geral. Luís Carrilho, vice-reitor da UBI, anunciou que já está agendado um novo seminário sobre "A soldadura dos automóveis".