"O Ano da Morte de Ricardo Reis"


de José Saramago


Por Eduardo Alves


É a mais premiada obra de José de Sousa Saramago. Lançado em 1984, "O Ano da Morte de Ricardo Reis", afigura-se como a base do estilo saramaguiano, na mesma linha de "Memorial do Convento" e "Ensaio sobre a Cegueira".
Nascido de um trabalho de pesquisa minuciosa, o autor construiu neste romance, uma autêntica máquina do tempo. Lisboa, ano de 1936, século 20. Ricardo Reis, um dos mais conhecidos heterónimos de Fernando Pessoa, regressa do Brasil. Refugiado político, volta a Portugal com o objectivo primeiro de visitar a campa de Fernando Pessoa e de instalar um consultório na capital do País. Contrariedades várias, fazem do último ano de vida de Reis um verdadeiro labirinto. Do romance com a criada do Hotel Bragança onde fica hospedado os primeiros tempos, nasce um filho que Ricardo Reis não chega a conhecer. O consultório nunca chega a funcionar e Ricardo Reis passa os dias diambulando pelas ruas na tentativa de encontrar o rumo certo da sua vida. Estes 365 dias são repletos de acontecimentos marcantes. Primeiro a junção das camisas verdes salazaristas, às negras, castanhas e azuis dos fascistas, nazis e falangistas. Depois o eclodir da guerra civil espanhola. Saramago, descreve em pormenor, todos estes episódios. Conta também o desespero interior de Ricardo Reis. Uma personagem que morre um pouco mais em cada dia que vive.
Os passeios pela baixa pombalina, os bairros típicos de Lisboa, as carreiras do eléctrico e as condições climatéricas são complementos de efabulação da obra. Contemplações espaciais que conferem ao livro uma aptidão singular de prender o leitor às mais de trezentas páginas repletas de acontecimentos da vida de um cidadão comum. Tal é o fascínio de "O Ano da Morte de Ricardo Reis", que Pilar del Rio, uma jornalista espanhola que não conhecia Saramago, ao ler esta obra sentiu necessidade de conhecer pessoalmente o autor. A oportunidade surgiu numa entrevista realizada em Lisboa, onde percorreram alguns itinerários mencionados no livro, acabando por se apaixonarem e casar.