Por Catarina Rodrigues


Atrair os jovens para a política é um dos objectivos de Fazendeiro

Hélio Fazendeiro foi reeleito presidente da Federação Distrital da Juventude Socialista pelo ciclo de Castelo Branco. Trinta votos a favor, oito abstenções e um nulo ditaram a vitória ao jovem covilhanense, no passado sábado, 30.
A nível interno, Hélio Fazendeiro tem como prioridade "consolidar e alargar as estruturas da Juventude Socialista a Sul do distrito". A nível externo o presidente da JS considera "fundamental manter a discussão e os debates sectoriais que envolvem os jovens". Uma forma de atrair para a política os mais novos.
Fazendeiro garante que a curto prazo a JS vai empenhar-se na campanha nacional sobre a interrupção voluntária da gravidez. A iniciativa teve início no passado dia 28 sob o lema "Direitos para todos". Em Janeiro do próximo ano realiza-se no distrito o primeiro de um conjunto de debates sobre este tema. O presidente reeleito frisa que não defende a interrupção voluntária da gravidez mas sim "a sua despenalização e o direito de opção das pessoas." O Governo, segundo Fazendeiro, "tem o dever de prestar o acompanhamento médico e psicológico necessário nestes casos".
Outra das temáticas que a JS vai continuar a defender é a reposição do crédito bonificado para os jovens. Fazendeiro promete ainda colocar na ordem do dia a questão da Regionalização.