Algumas dezenas de manifestantes concentraram-se no centro da cidade
Trabalhadores na rua
Pacote laboral contestado

A precariedade no emprego e o aumento das possibilidades de despedimento são alguns dos motivos do protesto levado a cabo por trabalhadores e dirigentes sindicais de vários sectores de actividade.


Por Catarina Rodrigues


À semelhança do que aconteceu um pouco por todo o país, algumas dezenas de pessoas manifestaram-se no passado sábado, 30, na Covilhã, contra o pacote laboral. Estiveram presentes trabalhadores e dirigentes sindicais de vários sectores de actividade. A precariedade no emprego, o aumento dos motivos para o despedimento, as alterações que a nova legislação introduz ao período de trabalho nocturno e o alargamento da flexibilidade de horário são alguns dos motivos do protesto liderado pela CGTP. Estes pontos são, segundo Luís Garra "mais que suficientes para a greve geral que terá lugar no próximo dia 10 e que é inevitável".
Garra refere que "a privatização do Centro Hospitalar Cova da Beira bem como de outros hospitais e Centros de Saúde é preocupante". O sindicalista teme que esta situação conduza ao encerramento de várias extensões de saúde em localidades onde a população é reduzida.
O dirigente sindical considera ainda que "a luta pode influenciar a negociação". Recorde-se que o pacote laboral está em discussão antes de ser aprovado na generalidade no Parlamento, o que deverá acontecer no próximo mês de Janeiro.