A sessão serviu para reflectir a crise da espiritualidade
"Psycho Visions"
Discussões alternativas

"Psycho Visions" realizou-se na passada quinta feira na Associação Académica da Universidade da Beira Interior com uma alteração de cartaz. Foram apresentados três temas alternativos: o segredo da felicidade, hikikomore e o exorcismo, sendo este último o escolhido para debate.


Por Mari Duarte


O exorcismo foi o tema do encontro, realizado no passado dia 28, na Associação Académica da Universidade da Beira Interior, e organizado pelo departamento de Psicologia e Educação.
"Vade retro Satanás", foi a frase, proferida pelo psicólogo, professor e organizador do evento, Henrique Pereira, que deu início a mais uma sessão do "Pycho Visions".
Mais do que a promoção do debate sobre o exorcismo, e sobre o diabo, discutiram-se ideias, valores, culturas, éticas, fés e medos. Esta sessão serviu como reflexão sobre a crise da espiritualidade, tema que sempre nos assombrou e que o século XXI não veio resolver. Deste debate emergiram mais questões do que as colocadas pelos presentes a Henrique Pereira.
O debate seguiu-se à projecção de um documentário sobre o exorcismo, ligado a fenómenos paranormais e à histeria, considerada uma doença psicológica.
As jornadas de Psicologia, "Psycho visions", têm-se vindo a realizar todas as quintas-feiras desde o dia 14 de Novembro, levando à discussão temas como a sexualidade e a sida.
"Pycho Visions foram pensadas com o propósito de serem uma "formação informal", declara Henrique Pereira, e "não vão acabar por aqui" estando já projectada novas jornadas, com novos temas, para o próximo semestre.