A Feira do Livro tem lugar na sede do PCP até ao final do mês
Feira do Livro do Partido Comunista
José Casanova apresenta primeiro romance

O regime vigente durante o Estado Novo e valores como a amizade, a solidariedade, e a luta caracterizam "O Caminho das Aves".


Por João Oliveira e Carlos Gonçalves


A sede do Partido Comunista na Covilhã foi na passada sexta-feira, dia 6, o local escolhido para a apresentação do livro "O Caminho das Aves" da autoria de José Casanova. Uma iniciativa inserida no programa da Feira do Livro organizada pela Juventude Comunista.
Um romance com uma forte componente política, que vai já na sua 2ª edição, com 5 mil exemplares impressos, e que conta as preocupações e motivações de um grupo de jovens durante o Estado Novo até à revolução de Abril de 1974.
Numa sala cheia, coube a José Paulo Gascão, amigo e colaborador de longa data do autor, fazer as primeiras considerações acerca da obra. Por entre muitos elogios à sua qualidade literária, enalteceu a coragem de José Casanova em enfrentar alguns poderes instituídos, realçando que as obras de militantes comunistas ainda são muitas vezes desvalorizadas e olhadas com alguma desconfiança.
Ao autor ficaram reservadas as palavras mais significativas da noite.
Visivelmente orgulhoso pelo seu trabalho, referiu-se a ele como sendo um conjunto de situações, vivências e sentimentos. O regime ditatorial é
indiscutivelmente um dos temas centrais, como o autor faz questão de vincar: "A acção decorre no fascismo, um tempo cada vez mais esquecido, mesmo para os que o viveram e sofreram. As novas gerações desconhecem o que foi realmente esse regime e a minha intenção é lembrar que ele existiu."
Amizade e solidariedade são os valores maiores que José Casanova quis
transmitir ao longo do romance, tal como "tentar fazer com que o mesmo seja uma proposta para o presente e uma ponte para o futuro", numa obra em que também a música tem uma presença constante como pano de fundo.