Geraldes festeja o segundo golo
Idanhense mais perto do primeiro
Estreito perde terreno no Teixoso


O Teixosense esteve a perder por duas vezes, mas conseguiu sempre empatar a partida (2-2). O Estreito perde, assim, terreno para o Idanhense. Os raianos já só estão a um ponto.


Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


Na partida mais aguardada do passado domingo 1, o Teixosense começa mal e o Estreito adianta-se no marcador logo aos quatro minutos. Nuno Alves, o melhor marcador do Distrital responde a um cruzamento do lado direito do seu ataque e bate Daniel Pires.
A equipa da casa não desanima e parte em busca do empate. E o regressado Carlos Chasqueira obriga Miguel Mateus a ceder canto. Na sequência deste, Geraldes atira rente ao poste. A dinâmica da jovem equipa do Teixosense melhora e carrega ainda mais sobre o adversário, que mostrou ser uma formação muito forte fisicamente, onde o capitão Velho comanda com segurança. Mas os pupilos de Gaspar respondem com um futebol mais trabalhado. O caudal ofensivo aumenta e o golo do empate aparece. Aos 23 minutos, Luís Pedro leva a melhor sobre Miguel Mateus e cabeceia para o golo

Três expulsões e dois golos

Na segunda parte o futebol subiu de nível, mas com sinal mais para os caseiros. No entanto, é Daniel Pires que tenm que se aplicar para negar o golo a Nuno Alves. A seguir, o jogo perde dois intervenientes. O árbitro da partida expulsa o Capitão Chasqueira do Teixosense e João Luís da equipa de António Belo por pretensa agressão mútua.
Poucos minutos depois, Nuno Alves executa um bom trabalho na esquerda e, dentro da grande área do Teixosense, faz um chapéu para o segundo poste, onde aparece Rui Brito a facturar.
Os serranos, porém, foram à procura do golo e por várias vezes esteve bem perto. Primeiro é Cláudio que remata rente à barra, depois, Acácio e Carlos Chasqueira obrigam o guarda-redes Miguel Mateus a ceder canto.
O treinador jogador Gaspar e Daniel Bordadágua entram para tentar converter o jogo a seu favor. Até que o Teixosense chega com justiça ao empate aos 43 minutos. Geraldes na pequena área e depois de outras insistências remata para o golo.
O Estreito tremeu e passou a aliviar a bola sem nexo devido ao aumento do caudal ofensivo da equipa da casa. Para prejudicar ainda mais o seu esquema defensivo, Luís Afonso é expulso. O árbitro da partida dá nove minutos de compensação. Tempo este que o Teixosense acreditou e aproveitou para "carregar" ainda mais sobre o adversário. Numa das melhores oportunidades do final do jogo, Luís Pedro isola-se, mas o "chapéu" sai rente à barra.

Idanhense mais perto

Quem agradeceu o resultado foi o União Idanhense. Os comandados de Joaquim Peres receberam o Desportivo de Castelo Branco e não estiveram com contemplações. Golearam por 6-1 e aproximaram-se perigosamente do líder da tabela, mantendo uma distância relativamente segura para o terceiro classificado.
Quem também aproveitou paraganhar posições na tabela foi o Cebolense. A turma de António Varão foi ao Salgueiro do Campo bater o actual quarto classificado por 1-4. Um resultado algo surpreendente que adiuou a subida das salgueirenses ao terceiro posto.
Na próxima ronda, dia 15 a partida mais importante disputa-se em Cebolais de cima e envolve a equipa local, sensação do campeonato, e o actual líder. À espera de uma escorregadela do estreito, o Idanhense espera vencer na deslocação ao Pedrógão de S. Pedro, enquanto os do Teixoso têm uma deslocação mais complicada a Castelo Branco.