Por Paula Oliveira


Os apoio dos voluntários do Centro Hospitalar aos doentes é fundamental

Na passada quinta feira, 5 de Dezembro, assinalou-se o Dia do Voluntariado. Um pouco por todo o País, e mesmo por todo o mundo, esta actividade começa a surgir como uma nova realidade na sociedade. Um voluntário define-se como alguém que pratica dada acção sem constrangimento ou coacção, movido pela espontaneidade.
Na nossa região existem várias práticas de voluntariado, tanto em instituições como em actos individuais. Um bom exemplo são os bombeiros voluntários que, não só na Covilhã mas por todo o mundo, contribuem de forma indispensável para o bom funcionamento da sociedade. De forma voluntária, arriscam as próprias vidas para salvaguardar as dos outros.
É nos hospitais e lares que também vamos encontrar outros voluntários. Pessoas movidas pelo desejo de ajudar fornecem apoio aos doentes e aos familiares. No serviço hospitalar é fundamental o apoio psicológico que ajuda a enfrentar a doença. Os voluntários tentam dá-lo através da sua presença. Isabel Fernandes é uma das voluntárias e conta como é o desempenho do seu papel no Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), "é fundamental para alguns doentes que nem visitas recebem e para os familiares, visto que pode ajudar na relação médico-familiar".
O mesmo se passa quando se fala em voluntariado nos lares, onde estes agentes sociais desempenham o papel de animadores e de alguém que vem dar conforto, ou mesmo só uma boa conversa.
Na região da Cova da Beira existem outras instituições que contribuem para ajudar aqueles que mais precisam, como é o caso do Lions Club da Covilhã. Esta entidade, por alturas da época natalícia, promove a Campanha do Quilo, angariando produtos alimentares que serão, para muitos, a Ceia de Natal.
Outra instituição com o mesmo fim, criada há seis meses, é o Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACFCB). Também este visa prover os mais necessitados de alguns alimentos, ajudando-os a passar melhor o Natal. Na sua última recolha de géneros alimentares, realizada nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, o Banco Alimentar conseguiu 17 toneladas de alimentos que têm como destino as famílias mais pobres da Cova da Beira. O BACFCB conta neste momento com cerca de 30 voluntários que abrangem todas as idades e áreas sociais.
Também na região da Cova da Beira existe outra associação que fornece uma ajuda essencial ao ser humano e que, por vezes, é esquecida quando se fala em voluntariado: a Associação de Dadores de Sangue. Esta instituição fornece não alimentos mas um dos bens mais preciosos ao Homem, o sangue. Através da organização de campanhas de recolha de sangue tentam incentivar este tipo de voluntariado, essencial ao bom funcionamento dos hospitais.
Todas estas instituições não têm fins lucrativos. O único objectivo que move as pessoas que delas fazem parte é a vontade de ajudar o próximo para também se ajudar a si próprio.
Nos nossos dias, o voluntariado tem já um papel muito importante no desenvolvimento moral do próprio indivívuo, bem como da sociedade. Precisam-se cada vez mais de intervenções voluntárias, pois são estas que realmente significam que a entreajuda ainda vigora no meio dos Homens.