Os membros eleitos têm mandato de dois anos
Votação para Conselhos Directivos
Eleições da UBI chegaram ao fim


A última votação do processo eleitoral a decorrer na UBI desde o início de Novembro apurou os representantes para os Conselhos Directivos. A tomada de posse dos membros terá lugar no dia 6 de Janeiro.




Por Catarina Rodrigues


As eleições para os Órgãos Sociais da Universidade da Beira Interior chegaram ao fim. A última votação realizou-se na passada semana e serviu para eleger os Conselhos Directivos. Os presidentes deste órgão já eram conhecidos devido ao facto deste cargo ser assumido, por inerência, pelos presidentes das Secções Científicas de cada Unidade.
Na passada quinta feira foram eleitos os representantes dos vários corpos presentes no Conselho Directivo. Elegeram-se o segundo representante do corpo de professores e os representantes dos docentes não doutorados, dos funcionários e dos alunos. Para isso votaram os membros da Assembleia de Representantes das respectivas Unidades Científico-Pedagógicas. O Conselho Directivo tem competência para preparar as reuniões da Assembleia de Representantes e para executar as suas deliberações. Deve ainda elaborar o relatório anual de actividades da Unidade bem como assegurar a gestão dos meios humanos e materiais postos disposição da mesma. Ao Conselho Directivo cabe ainda zelar pela conservação e manutenção das instalações. Este órgão pode também propor a celebração de contratos de prestação de serviços, com interesse para as actividades da respectiva Unidade.
João Queiroz, presidente da Comissão Eleitoral sublinha que "o processo eleitoral é bastante complexo". Uma questão que pode ser explicada pelo facto de envolver cada vez mais docentes, alunos e funcionários da instituição. Para além disso "muitos destes corpos votam várias vezes para os diferentes órgãos da Universidade", explica.
O presidente da Comissão salienta no entanto que "todo o processo decorreu dentro da normalidade" e sublinha ainda o papel desempenhado pela Comissão Eleitoral e pelos assessores nomeados para o efeito.
Docentes, alunos e funcionários elegeram os seus representantes para todos os órgãos da UBI à excepção do Reitor, cuja eleição será feita dentro de um ano pela Assembleia da Universidade. Todos os membros agora eleitos têm mandato de dois anos. Em termos de votação, as eleições chegaram ao fim. Mas, formalmente o processo só vai terminar no dia 6 de Janeiro com a tomada de posse dos membros do Conselho Directivo, do Senado e da Assembleia da Universidade.

Consulte aqui os resultados das eleições:

Conselhos Directivos

Senado

Assembleia de Representantes

Conselho Pedagógico

Directores de Curso

Presidente do Conselho Científico, Presidentes das Secções Científicas, Representantes dos professores, dos docentes não doutorados e funcionários para a Assembleia da Universidade