O realizador Fernando Galrito foi o orientador de um workshop que decorreu no Cybercentro
I Ciclo de Cinema de Animação na UBI
Criatividade dominou os três dias do ENA

Durante os dias 3,4 e 5 a Universidade da Beira Interior(UBI) foi palco do I ciclo de Encontros de Cinema de Animação(ENA). Resultado de uma parceria entre a Associação do Cybercentro e a UBI, esta iniciativa reuniu realizadores, produtores, argumentistas e formadores do mundo da Animação.


Por Daniela Marques


"Tomar contacto com as realidades do Cinema de Animação e espicaçar a paixão de todos aqueles que se interessam por este tipo de criações" são as palavras escolhidas por Orlandina Veiros, uma das organizadoras, para classificar os objectivos do primeiro encontro de animação que decorreu na UBI entre os dias 3 e 5 de Dezembro.
Conferências e palestras sobre a Animação Portuguesa, o estatuto do Cinema de Animação, o passado, o presente e o futuro deste tipo de produções, e os fundamentos da crítica nos filmes animados foram algumas das temáticas abordadas pelos convidados, com destaque para nomes como Rui Zink, Luís Salvado, jornalista da revista Premiere, e Fernando Galrito, realizador e docente.
O público presente teve, ainda, oportunidade de participar em workshops sobre técnicas de Animação, e assistir à projecção de filmes de Animação Portugueses com a presença dos respectivos criadores.
Para Orlandina Veiros "o Cinema de Animação está muito ligado, até mais do que as pessoas pensam, quer à Publicidade, que nos invade todos os dias, quer à Comunicação".
Apesar dos apoios financeiros serem muito poucos ou quase nulos, visto este tipo de iniciativas constituir uma aposta muito arriscada, em termos de sucesso, Orlandina Veiros deixa uma mensagem: "Todos os jovens, nomeadamente os alunos da UBI, que tenham vocação e paixão por esta área do Cinema, não desistam, pois só dessa forma poderemos fazer Cinema de Animação de qualidade em Portugal e competir com os restantes países".


Luís Salvado, jornalista da Premiere, falou sobre a crítica ao cinema de animação

A curta metragem é a realização de um projecto muito aliciante ao nível do Cinema de Animação Português, "poderá ser, segundo penso, a primeira produção integralmente feita em 3D em Portugal" afirma Jorge Bacelar, professor do Departamento de Comunicação e Artes e membro da organização.
Baseado no conto "Primeira Mão" de Rui Zink, "Karma" marcou presença no CINANIMA (Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho). Facto que se torna muito importante para a imagem da Universidade da Beira Interior.
Este tipo de actividades criativas são muito desgastastes, quer a nível físico como psíquico, "daí que a paixão e a força de vontade tem de ser enorme e o Telmo é um exemplo de garra e empenho, para conseguir chegar ao fim", salienta Jorge Bacelar.
Foram muitos os alunos da UBI que aderiram em força a esta iniciativa, facto que suscitou grande admiração por parte da organização, "Não estávamos a contar com tantas pessoas, principalmente de cursos como Filosofia, mas ficamos satisfeitos com isso", afirma Jorge Bacelar.