Os professores do Departamento de Psicologia e Educação da UBI estão a criar o projecto "Escola Eficaz"
Educação
Eficácia escolar torna-se prioridade na UBI

Métodos e estudos sobre a eficácia de cada escola foi o tema debatido na Universidade da Beira Interior no âmbito do movimento de investigação científica.


Por Marta Nogueira


No passado dia 5 de Dezembro realizou-se uma conferência com o tema "Metodologia de investigación en los estudios de Eficacia Escolar", por Javier Murillo.
No encontro discutiram-se quais os factores que conduzem à eficácia de cada escola. Javier Murillo, coordenador do Ministério de Educação espanhol e investigador da Universidade Autónoma de Madrid, é um especialista nesta linha de investigação que irá ser introduzida em Portugal.
Os estudos de Eficácia Escolar têm como objectivo melhorar a qualidade da educação em termos de ensino-aprendizagem e dos resultados escolares. Outra meta será contribuir para a formação de recursos humanos nas áreas disciplinares envolvidas e na avaliação educacional em geral.
Neste sentido, a UBI está a criar um projecto de investigação interdisciplinar "Escola Eficaz" por professores do Departamento de Psicologia e Educação. Os investigadores analisam o desempenho dos alunos através dos modelos de "Teoria de Resposta ao Item" e "Regressão Multinível".
O Manuel Loureiro, professor da área de Psicologia e Educação na UBI, propõe "avaliações suficientemente válidas que nos permitam tirar conclusões e não apenas avaliações superficiais como as últimas, que surgiram para formar rankings promulgados pelo ministério".
Considera-se que a universidade dispõe de recursos humanos e outros que permitem o avanço deste projecto. O facto de ter o Departamento de Psicologia e Educação e Economia é uma vantagem. O Departamento de Matemática tem a vertente de Ensino, o que engloba uma das disciplinas mais críticas de sempre, e Matemática Aplicada, cujos métodos estatísticos válidos servem de base a esta metodologia.