Com esparguete e cola, os "engenheiros" têm que construir pontes resistentes

A segunda edição do concurso "Pontes de Esparguete", vai realizar-se amanhã, dia 11. A iniciativa tem lugar no anfiteatro 8.1 do Edíficio das Engenharias, na Universidade da Beira Interior, a partir das 9 horas.
O concurso é organizado pelos docentes da disciplina de "Mecânica Aplicada" do departamento de Engenharia Electromenânica em colaboração com o departamento de Engenharia Civil.
Aberto a todos os estudantes do Ensino Superior e pela primeira vez, este ano, aos do Secundário, a acção visa despertar o interesse dos alunos para as práticas de engenharia. Outro dos objectivos relaciona-se com a inovação e pesquisa na construção destas obras.
As construções participantes no desafio só podem utilizar dois materiais. Esparguete e cola são os recursos que os "engenheiros" têm para dar forma às suas ideias. Este tipo de material, além de ter um baixo custo, apresenta uma resistência considerável. No ano passado, o projecto vencedor desta competição pesava 250 gramas e foi capaz de suportar uma carga de dez quilos.
Este ano vão estar duas modalidades a concurso. Uma de "carga máxima" e outra de "design". As pontes têm de apresentar um vão mínimo de 40 centímetros e um peso máximo de 350 gramas.