Concerto de Natal
Instrumentos para o progresso da música

O Teatro Cine recebeu as apresentações das diversas escolas de música da região. Os contratos assinados pelas instituições representam um sentimento comum, nomeadamente, proporcionar uma colaboração mais ampla.

Por Mário Ramos


O concerto de Natal realizado no Teatro Cine na passada sexta feira, dia 13, permitiu festejar o 76º aniversário do Orfeão da Covilhã e o 46º aniversário do Conservatório Regional de Música da Covilhã. Um encontro que reuniu a cidade e as escolas de música.
O espectáculo serviu, simultaneamente, para celebrar um conjunto de protocolos entre o Conservatório de Música da Covilhã e mais duas escolas da região interior, nomeadamente, a Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), e a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART). Uma iniciativa que, segundo Afonso Mesquita, director do Conservatório da Covilhã, pretende "definir uma colaboração mútua entre os professores dos institutos, permitir o intercâmbio de alunos e professores, particularmente entre as escolas do Conservatório e a EPABI, porque são duas instituições situadas na mesma cidade e, naturalmente, partilhar o objectivo de divulgar a música e o canto."
O desenvolvimento das aptidões musicais dos alunos constitui o principal desejo presente no funcionamento do Conservatório. Afonso Mesquita evidenciou o trabalho externo realizado: "Simultaneamente com as aulas inerentes ao ensino da música no interior do próprio Conservatório, está a ser efectuado um trabalho externo junto das diversas escolas do ensino básico no sentido de sensibilizar as crianças para o aspecto lúdico da música."
O espectáculo reuniu concertos das escolas participantes no evento. Uma oportunidade para verificar os progressos efectuados pelos alunos. Canções sobre a época natalícia interpretadas pelas crianças da escola pré-primária e do primeiro ciclo do Conservatório de Música da Covilhã, um concerto proporcionado pelo Grupo de Câmara da ESART, e um concerto da Orquestra de Sopros da EPABI, dirigida pelo professor António Costa, constituíram, apenas, alguns momentos das diversas apresentações efectuados no Teatro Cine.
A Câmara Municipal da Covilhã, instituição que apoiou a organização e divulgação do encontro, esteve representada pelo seu presidente, Carlos Pinto. Este, considerou importante "divulgar o trabalho efectuado pelas instituições de música do concelho, e o esforço que está a ser realizado pelos jovens e pessoas que trabalham nas escolas." Manifestou o seu apoio perante a assinatura dos protocolos: "As escolas têm que estar cada vez mais próximas e, naturalmente, procederem a uma transmissão de conhecimentos."