CAR da Cova da Beira organiza festa
Crianças e idosos vestem-se de actores e espectadores

O Centro de Alcoólicos Recuperados reuniu pessoas de todas as idades com a finalidade de partilhar experiências e sensibilizar para a prevenção e recuperação do alcoolismo.

Por Liliana Beira


Foi no dia 11 de Dezembro que o Teatro Cine da Covilhã acolheu a Festa de Natal organizada pelo Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira. A iniciativa estava inserida no plano de actividades de 2002/2003 daquela instituição e teve como objectivo sensibilizar a comunidade para a recuperação e prevenção do alcoolismo. Com este fim, aliaram-se cerca de quarenta parcerias. Contaram-se algumas colectividades, escolas, infantários e Centros de Dia de todo o concelho da Covilhã.
O Teatro Cine teve lotação esgotada. Cantores, grupos de dança, bandas filarmónicas, idosos, adolescentes e crianças marcaram presença no encontro. Cerca dez "Pais Natais", efectuaram a distribuição de presentes e os palhaços fizeram a alegria dos mais pequeninos. Por entre risos e palmas, todas as pessoas presentes contribuíram para a vivacidade do espectáculo, onde alternaram entre protagonistas e espectadores.
Esta iniciativa foi pensada com o propósito de mostrar que pessoas de todas as idades podem interagir e dar o seu contributo para o bem comum da sociedade. Como afirmou José Amarelo Correia, presidente da direcção do Centro de Alcoólicos recuperados da Cova da Beira, ao "Urbi et Orbi", "os idosos têm um papel muito importante, pois são grandes exemplos de vida". Fez também uma crítica à forma como as pessoas de terceira idade são vistas em Portugal, pois "todos podemos ser úteis, e as colectividades precisam dos idosos para ensinar os mais novos e tomar conta deles. Um exemplo é ver um avô a passear o neto ou a ajudar as crianças a atravessar a rua". José Correia frisou também que "não é somente a escola que tem o dever de ensinar e educar, todos temos essa obrigação. Porque não deixar que os idosos ajudem nesta tarefa?"
Para 2003 José Correia deseja que se repita esta iniciativa, mas com mais parcerias e num pavilhão maior, pois segundo comenta "as parcerias com as colectividades são o culminar das boas relações" que sabem manter. Outro plano para o ano seguinte baseia-se na disponibilização que o Centro vai ter para efectuarem sessões de esclarecimento sobre o alcoolismo nas escolas e noutras instituições interessadas no tema. Devido à preocupação pela sociedade que este Centro afirma ter, pretendem assinar um protocolo com a UBI. O objectivo será a interacção dos estudantes nas colectividades, tanto na área de desporto como na cultura. "Os estudantes também fazem parte da comunidade e podem contribuir de uma forma positiva", declarou o Presidente do Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira.