Taça de Honra
Golão de Chasqueira afasta Cariense


Numa partida extremamente disputada o Cariense começou melhor, mas foram os da casa que se impuseram. Luís Pedro abre o activo na primeira parte e, no segundo tempo, Carlos Chasqueira fecha a contagem com um golo fenomenal.


Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


Muito público acorreu ao Maia Campos para ver o derby Teixosense-Cariense para a Taça de Honra. Esta época com um grande motivo de interesse. Para além do treinador Paulo Serra, também sete jogadores trocaram o verde-negro do Teixoso, pelo azul e branco de Caria durante a pré temporada. O Cariense dispôs da primeira oportunidade de perigo. Samuel (a substituir o lesionado Daniel), não segura um remate de Pereira, e Xinai atrasa-se na emenda. Mas o Teixosense, que fez a estreia de um novo equipamento, começou a aproximar-se da área. E aos 13 minutos Geraldes, com um bom slalom, passa por dois adversários mas depois é derrubado por Gonçalo. Na marcação do livre o mesmo jogador colocou a bola na área, onde aparece o jovem Luís Pedro a rematar com êxito. Ortiga não esteve isento de culpas. O Cariense tentou responder mas sem perigo. Enquanto isso, novamente Geraldes pelo lado direito, "trocou os olhos" a Gonçalo, entra na grande-área, mas remata à figura de Ortiga.
A segunda parte trouxe menos qualidade futebolística, mas mais empenho, virilidade e toada de parada e resposta. O Caria adiantou-se no terreno em busca do empate. Mirandela responde com um remate acrobático a um cruzamento de Pereira do lado esquerdo, mas Samuel opõe-se bem. O Teixosense apresentava, então, uma defesa intransponível, com Canário e especialmente o capitão Óscar a realizarem uma grande exibição. E na frente desta um meio-campo forte onde Acácio e Chasqueira pontificavam. Na frente do ataque Hélder Morais e Geraldes causavam calafrios à defensiva bem comandada pelo experiente defesa central Pedro Dias.
Aos 70 minutos, Carlos Chasqueira ditou o resultado. Longe da grande-área, e descaído sobre o lado direito do seu ataque vê o adiantamento de Ortiga e remata com êxito para a "explosão" de alegria dos adeptos teixosenses.
O Cariense adiantou-se ainda mais no terreno, passando-se a jogar praticamente dentro do meio-campo da equipa caseira. Dário e Ricardo tentavam criar desequilíbrio mas sem resultados práticos, pois o Teixosense já defendia mais em bloco. A pressão acentuava-se assim como os livres perto da área caseira. Mas a defensiva a não facilita. O adiantamento da equipa de Caria deu azo a que o Teixosense respondesse em perigosos contra-ataques. Num desses Hélder Morais proporciona uma boa defesa a Ortiga. Um bom jogo de futebol, com um vencedor justo, apesar da excelente replica do Cariense que possui uma equipa apta a militar na 1ª Divisão Distrital.

Boidobra repescado

O Estrela do Zêzere também segue em frente para a terceira eliminatória da Taça de Honra, apesdar de ter perdido no campo do Cabeçudo por 3-0. A turma orientada por Caniço foi repescada e faz com o União Lousense, a dupla do segundo escalão que segue em frente na competição.
De resto, não se verificaram grandes surpresas na segunda eliminatória da Taça da Associação de Futebol distrital. O Estreito venceu de forma convincente na recepção ao Carvalhense (4-0), o União Idanhense foi a Valverde vencer por claros 3-0, o Cebolense bateu o Pedrógão por 3-1 e o Paúl foi a Vales do Rio vencer por 2-0. No encontro que opôs duas formações da II Divisão, o União Lousense levou a melhor sobre o Escalos de Baixo (1-4).