Manuel Frexes já encomendou o anteprojecto para a reconversão da moagem
Secretaria de Estado da Cultura sem dinheiro para a reconstrução de edifícios
Frexes garante que Moagem avança

Amaral Lopes, secretário de Estado Adjunto da Cultura, diz que a Administração Central não tem dinheiro para apoiar as obras de reconstrução do Cine-Teatro da Gardunha e do antigo edifício da Moagem. Frexes deixa a garantia que, pelo menos, esta última obra vai avançar.


Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


As obras de reconstrução do antigo edifício da Moagem vão avançar. A garantia é dada por Manuel Frexes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, que pretende a criação de infra-estruturas no concelho para servirem a cultura. Iniciar as obras de reconstrução do Cine-Teatro da Gardunha e do antigo edifício da Moagem são os objectivos do autarca fundanense. Estes dois espaços de cultura estão em avançado estado de degradação e estão abandonados há vários anos. No entanto, José Manuel Amaral Lopes, secretário de Estado Adjunto do ministro da Cultura, admite que "não é possível em 2003 reconstruir o Cine-Teatro Gardunha".
Na sua visita ao Fundão, no passado domingo, 8, Amaral Lopes apenas deixou a garantia de que "durante o próximo ano vou estabelecer um calendário adequado a promover este projecto". Segundo Amaral Lopes, "há determinados princípios que se devem cumprir, um deles é o princípio do possível.Tudo o que não é possível eu posso anunciar, mas não posso concretizar. Seria pura demagogia", afirma.
"As reivindicações do presidente da Câmara e da população do Fundão são legitimas", esclarece Amaral Lopes que salienta que "nenhum governante pode aceitar como boa a situação que está, ou seja, a degradação de um edifício e de um teatro quando não há outro que possa satisfazer essa necessidade". O representante do Governo comenta que a situação existente "simboliza um retrocesso. No século XXI existir um edifício degradado, só pode envergonhar os portugueses".
Manuel Frexes apenas dá uma garantia: "O concelho do Fundão não espera por decisões da administração central". O autarca fundanense garante que a "estratégia é continuar" e que já foi encomendado "um anteprojecto para definir quais as linhas a que o edifício da Moagem vai obedecer". Frexes não pensa em desistir e esclarece mesmo que vai "pedir apoios a outros ministérios", até porque "a questão também passa pela requalificação urbana". Em relação ao futuro, Frexes diz que as expectativas "são óptimas". Amaral Lopes participou ainda no lançamento do livro sobre a vida de Juscelino Kubitschek, homenageado pela autarquia fundanense.




A vida de Juscelino Kubitschek em livro




"Para um sonho se converter em realidade, há necessidade de coragem, audácia e muita determinação". A frase pertence a Juscelino Kubitschek, ex-Presidente da República Brasileira, homenageado pela autarquia fundanense no passado domingo, 8.
Juscelino Kubitschek "era uma pessoa fora de série", garante Carlos Heitor Cony, autor do livro "J.K.- Como nasce uma estrela". Kubitschek "não era um bom político, mas era um fazedor de obras", afirma o autor do livro. Carlos Heitor Cony fez um resumo das memórias do ex-presidente brasileiro numa linguagem acessível para dar a oportunidade aos adolescentes de conhecerem JK. O livro conta com cem páginas e foi encomendado pelo ministério da Cultura do Brasil para que mais ninguém confundisse Juscelino kubitschek com outras personalidades.