Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


A zona do Pinhal, para pereira Lopes, foi "abandonada" pelo Governo

"Os concelhos da zona do Pinhal, nos últimos anos, foram completamente votados ao abandono". A opinião é de José Pereira Lopes, Governador Civil do distrito de Castelo Branco.
Segundo Pereira Lopes "não se fez um quilómetro de estrada, nem se construíram quaisquer tipo de infra-estruturas". Lembrando que "sempre fui muito sensível aos problemas existentes nesta zona, chegando ao ponto de pessoas afirmarem que eu andava sempre a pedir para a zona do Pinhal". Só que "ao contrário destas opiniões, eu insistia para aqueles que mais necessitavam e continuam a necessitar".
O Governador Civil, salienta que "não se compreende que o IC8, uma via fundamental para o desenvolvimento desta zona e a ligação Isna - Ponte do Laranjeiro não estejam concluídas" lembrando que "foi uma aposta em que eu me empenhei há cerca de doze anos, tendo sido feito o primeiro lanço até à Isna de Oleiros, inaugurado por Cavaco Silva e partir daí, nem mais um metro". Bastante crítico, Pereira Lopes frisa que "isto não pode continuar assim. Estou farto de insistir junto do Governo, tenho acompanhado presidentes de câmara junto dos respectivos ministros, e neste momento embora não tenha a garantia total, já que tudo depende da conjuntura económica do País, tenho no entanto a garantia que está na linha de prioridades deste Governo, concluir o IC8 e
a ligação Isna-Oleiros, para além da ligação Sertã-Oleiros, a conclusão da
ligação entre Vila de Rei e Sertã". O Governador diz que "há muito que fazer e a zona do Pinhal necessita que se faça um esforço para que se conclua algumas infra-estruturas importantes para o desenvolvimento daquela região".