O Departamento de Engenharia Civil fez o diagnóstico dos edifícios mais degradados no Bairro de S. Vicente de Paulo
Parceria com a Beira Serra
Engenharia Civil na luta contra a pobreza

Cerca de 40 casas degradadas da freguesia de Cantar Galo vão ser recuperadas. O trabalho resulta de uma parceria entre a Associação para o Desenvolvimento Beira Serra, o Departamento de Engenharia Civil da UBI e a Câmara Municipal da Covilhã.


Por Catarina Rodrigues


Reabilitar habitações degradas é o principal objectivo do contrato celebrado no passada quinta feira, 12, entre a Beira Serra e o empreiteiro seleccionado para a execução de obras no Bairro de S. Vicente de Paulo. Este contrato resulta de uma parceria desta associação com a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Câmara Municipal da Covilhã e visa recuperar cerca de 40 habitações na freguesia de Cantar Galo.
O Departamento de Engenharia Civil da UBI realizou, através de Grupo de Construção, Planeamento e Urbanismo, um diagnóstico e preparou o caderno de encargos para a intervenção que agora se vai proceder. João Castro Gomes, responsável desse grupo, explica que "este projecto vai garantir a segurança estrutural nas cerca de 40 casas que terão obras".
De acordo com os estudos realizados na UBI, pelo Departamento de Engenharia Civil e também pelo Departamento de Sociologia, em colaboração com técnicos da Câmara Municipal, adoptou-se uma metodologia de intervenção para os principais problemas dos edifícios. As casas avaliadas apresentam insegurança ao nível das instalações eléctricas e da extracção de fumos, uma situação que segundo Castro Gomes vai ser resolvida com as obras. Será colocado também isolamento térmico nas paredes exteriores e serão construídas cozinhas e instalações sanitárias, que em muitos casos não existem.
O responsável sublinha que "para além da degradação ainda se coloca o problema da sobreocupação das habitações" que não estão devidamente dimensionadas para o número de pessoas que nelas vive.
Os trabalhos vão começar no início do próximo ano e estão orçados em cerca de 300 mil euros. O financiamento resulta do projecto de Luta Contra a Pobreza que a Beira Serra desenvolve há cerca de um ano naquela freguesia, e do apoio prestado pela autarquia covilhanense através do Programa Especial de Recuperação de Imóveis Degradados (PERID). José Pinto, coordenador da Beira Serra, salienta que a parceria com a Câmara Municipal "permitiu engrossar os valores e assim ir mais além na realização do projecto".

Por uma vida melhor

Cerca de 40 habitações vão ser reabilitadas

Os estudos que visam a reabilitação do Bairro de S. Vicente de Paulo foram apresentados no passado sábado em Cantar Galo, data em que se assinalou o primeiro aniversário da existência do projecto "Grão a Grão" de Luta contra a Pobreza naquela localidade.
A festa foi promovida pela Beira Serra e teve direito a animação de rua, a uma feira do livro e à inauguração de várias exposições.
A Associação para o Desenvolvimento Local, Beira Serra, desenvolve actualmente vários projectos nesta área. Para além do "Grão a Grão" em Cantar Galo, há ainda o "Roda Viva" que abrange seis freguesias do concelho do Fundão, Covilhã e Belmonte. Na Boidobra, a associação desenvolve a iniciativa "Mãos à Obra" e recentemente foi apresentado o "Convidas" que pretende combater as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida no concelho da Covilhã, através de serviços e competências necessárias ao apoio à família. O Departamento de Engenharia Civil e o Centro de Estudos Sociais da UBI também dão o seu contributo a esta iniciativa.