Informática
Comunicação segura

Na sua décima palestra o Departamento de Informática alerta alunos e professores para os problemas de segurança nos IP's.

Por Elizabete Cardoso


Romeu Silva, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), falou sobre o problema da segurança, na décima palestra organizada pelo Departamento de Informática, que se realizou no passado dia 11 de Dezembro.
A segurança na rede já é analisada há alguns anos. A partir da década de 70 a criptografia - ciência que se dedica ao estudo das técnicas de escrita encriptada -, veio revolucionar este campo de investigação.
Romeu Silva explica que para existir comunicação têm de existir duas pessoas, neste caso em locais diferentes, logo é necessária a combinação prévia de uma chave. Isso é conseguido através das técnicas de criptografia. Se não existir este processo de codificação, qualquer pessoa poderá ter acesso a todas as mensagens transportadas na rede, e até alterar essa informação em proveito próprio.
Um dos principais problemas colocados hoje é o facto de os polícias poderem fazer escutas telefónicas. Se a polícia pode, outras pessoas que consigam o equipamento também poderão, a não ser que seja utilizado um código muito forte. O facto tanto pode ser positivo como negativo. Ninguém poderá ter acesso à mensagem que está a ser transmitida ou então nem mesmo a polícia poderá controlar possíveis fraudes combinadas através dessas mensagens.
"As perspectivas para o futuro são positivas", defende o docente. Pode existir segurança na transmissão de mensagens. Com a crescente evolução da máquinas e de todo o sistema de computadores, pode sempre existir maneira de fazer uma codificação cada vez mais forte, mesmo que seja a custos muito elevados.