Escola activa
Papel do Desporto nos novos mercados

Analisar o papel do desporto nos novos mercados e produtos foi o principal objectivo da conferência.

Por Tânia Seabra


A Escola Básica do 3º ciclo, Quinta das Palmeiras, acolheu no passado dia 5, uma conferência sobre o "Desporto, Novos mercados/Novos produtos".
Dina Miragaia, docente da UBI, no departamento de Ciências do Desporto, foi convidada para esta iniciativa, realizada pelo Núcleo de Estágio de Educação Física.
Um dos organizadores, António Oliveira, refere "a necessidade que os profissionais de desporto sentem na procura de novos caminhos de intervenção".
O principal objectivo a que se propôs a conferencista foi tentar desmistificar um conjunto de ideias pré-concebidas relativamente aos desportos chamados de elite.
Segundo Dina Miragaia "o desporto tem um peso fundamental nas dinâmicas sociais, económicas, políticas e culturais. Para rentabilizar a sua intervenção, nas mais diversas formas, é essencial que se conheça o seu conteúdo. Neste contexto, a escola tem um papel fundamental na consolidação de um conhecimento de base que permita a formação do homem"
A título de exemplo, Dina Miragaia apresenta duas situações: o investimento num pavilhão e uma iniciação ao Ski. Numa primeira fase são comparados alguns custos inerentes ao seu funcionamento, e numa segunda fase são referidos os benefícios pedagógicos que cada uma delas pode proporcionar.
Esta docente afirma que "tem conhecimento de miúdos que vivem na Covilhã e nunca foram à Serra".
Torna-se deste modo essencial ter uma escola activa, com quadros profissionais capazes de dar resposta aos problemas bem evidentes no mercado mundial. Capaz de formar "cabeças de obra" no lugar de mãos de obra, sublinha a oradora.
A conferencista terminou a sua intervenção defendendo que "é necessário formar alunos que sejam empreendedores, com capacidade de abrir mercados e produzir produtos com qualidade". Com um auditório esgotado, o público participou activamente no debate.
Em agenda fica já marcada uma próxima conferência sobre "A importância do desporto na auto-estima do adolescente".